15 Ideias de Atividades (BNCC) mensal educação física

1. Circuito de Atividades Físicas

Uma atividade que envolve a criação de um circuito com diferentes estações, onde os alunos devem realizar exercícios variados, como saltos, corridas e alongamentos. Essa atividade promove a resistência e a agilidade, além de estimular o trabalho em equipe. Habilidade BNCC: EF15EF01.

2. Jogo da Memória com Movimentos

Os alunos devem criar pares de cartões com imagens de movimentos ou esportes. Ao virar um cartão, eles devem realizar o movimento correspondente. Essa atividade estimula a memória e a coordenação motora. Habilidade BNCC: EF15EF02.

3. Dança das Cadeiras Adaptada

Uma versão da dança das cadeiras, onde, ao parar a música, os alunos devem realizar um exercício físico em vez de sentar. Isso pode incluir polichinelos, agachamentos ou saltos. Habilidade BNCC: EF15EF03.

4. Torneio de Mini Esportes

Organizar um torneio com mini versões de esportes como futebol, basquete e vôlei. Os alunos podem ser divididos em equipes e competir, promovendo o espírito esportivo e a socialização. Habilidade BNCC: EF15EF04.

5. Caça ao Tesouro Ativo

Os alunos recebem pistas que os levam a diferentes locais da escola, onde devem realizar uma atividade física antes de receber a próxima pista. Essa atividade combina movimento e raciocínio lógico. Habilidade BNCC: EF15EF05.

6. Yoga para Crianças

Introduzir posturas simples de yoga que ajudam a melhorar a flexibilidade e a concentração dos alunos. A prática pode ser realizada em grupo, promovendo a calma e o relaxamento. Habilidade BNCC: EF15EF06.

7. Gincana de Atividades Físicas

Organizar uma gincana com diferentes desafios físicos, como corrida de saco, arremesso de bola e corrida com colher. Essa atividade estimula a competitividade saudável e o trabalho em equipe. Habilidade BNCC: EF15EF07.

8. Atividades de Rítmica e Movimento

Propor atividades que envolvem a criação de coreografias com músicas populares. Os alunos podem trabalhar em grupos para criar e apresentar suas coreografias, desenvolvendo criatividade e expressão corporal. Habilidade BNCC: EF15EF08.

9. Jogos Tradicionais

Resgatar jogos tradicionais como queimada, pega-pega e esconde-esconde. Essas atividades promovem a interação social e o desenvolvimento de habilidades motoras. Habilidade BNCC: EF15EF09.

10. Atividades de Natação em Grupo

Se houver acesso a uma piscina, realizar atividades de natação em grupo, como jogos aquáticos e exercícios de resistência. A natação é uma excelente forma de exercício que desenvolve várias habilidades físicas. Habilidade BNCC: EF15EF10.

11. Corrida de Revezamento

Organizar uma corrida de revezamento onde os alunos formam equipes e devem completar um percurso. Essa atividade incentiva a colaboração e o trabalho em equipe, além de promover a resistência física. Habilidade BNCC: EF15EF11.

12. Atividades de Luta e Defesa Pessoal

Introduzir conceitos básicos de lutas e defesa pessoal, ensinando movimentos simples e seguros. Essa atividade ajuda os alunos a desenvolverem disciplina e autoconfiança. Habilidade BNCC: EF15EF12.

13. Jogos de Tabuleiro Ativos

Criar um jogo de tabuleiro em que cada casa representa uma atividade física que os alunos devem realizar. Isso torna o aprendizado lúdico e divertido, estimulando o movimento. Habilidade BNCC: EF15EF13.

14. Atividades de Orientação

Realizar uma atividade de orientação onde os alunos devem encontrar pontos específicos no espaço escolar, utilizando mapas e bússolas. Essa atividade desenvolve habilidades de localização e trabalho em equipe. Habilidade BNCC: EF15EF14.

15. Aula de Educação Física ao Ar Livre

Promover aulas de educação física ao ar livre, utilizando o espaço externo para realizar atividades como caminhadas, jogos e exercícios de grupo. Isso proporciona um contato maior com a natureza e estimula a saúde mental e física. Habilidade BNCC: EF15EF15.