15 Ideias de Atividades (BNCC) meios de transporte educação infantil

1. Criação de um Mapa de Meios de Transporte

Os alunos podem criar um mapa ilustrativo que represente diferentes meios de transporte, como carro, ônibus, bicicleta e avião. Essa atividade estimula a criatividade e a compreensão espacial. Os alunos devem desenhar e rotular cada meio de transporte, além de discutir suas características e funções. A habilidade BNCC correspondente é EI03ET01, que envolve a identificação e a representação de diferentes meios de transporte.

2. Jogo de Memória dos Meios de Transporte

Essa atividade consiste em criar um jogo de memória com imagens de diversos meios de transporte. Os alunos devem encontrar os pares correspondentes, o que ajuda a desenvolver a memória visual e a associação de ideias. A habilidade BNCC relacionada é EI03EF01, que aborda a identificação e a comparação de diferentes objetos e suas funções.

3. Contação de Histórias sobre Viagens

Os professores podem incentivar os alunos a contar histórias sobre viagens que fizeram utilizando diferentes meios de transporte. Essa atividade estimula a expressão oral e a narrativa, além de promover a troca de experiências. A habilidade BNCC a ser desenvolvida é EI03LP01, que envolve a produção de narrativas orais.

4. Montagem de um Painel de Meios de Transporte

Os alunos podem trabalhar em grupo para montar um painel com recortes de revistas e jornais que representem diferentes meios de transporte. Essa atividade promove o trabalho em equipe e a pesquisa. A habilidade BNCC correspondente é EI03AR01, que trata da apreciação e da criação de obras de arte.

5. Música dos Meios de Transporte

Os alunos podem criar uma música ou uma paródia sobre os meios de transporte. Essa atividade estimula a criatividade e a musicalidade, além de facilitar a memorização dos conteúdos. A habilidade BNCC relacionada é EI03MU01, que envolve a criação e a interpretação musical.

6. Experiência com Transporte de Objetos

Os alunos podem realizar uma atividade prática em que transportam objetos de um lugar para outro utilizando diferentes meios de transporte (como carrinhos, bicicletas ou até mesmo a pé). Essa atividade ajuda a entender a importância dos meios de transporte no dia a dia. A habilidade BNCC correspondente é EI03ET02, que aborda a exploração de diferentes formas de transporte.

7. Desenho de um Dia de Viagem

Cada aluno pode desenhar como seria um dia de viagem utilizando seu meio de transporte favorito. Essa atividade estimula a imaginação e a expressão artística. A habilidade BNCC relacionada é EI03AR02, que envolve a criação de representações gráficas.

8. Pesquisa sobre Meios de Transporte Sustentáveis

Os alunos podem realizar uma pesquisa sobre meios de transporte sustentáveis, como bicicletas e transporte público. Essa atividade promove a consciência ambiental e a pesquisa. A habilidade BNCC correspondente é EI03CN01, que aborda a investigação de questões ambientais.

9. Criação de um Diário de Viagem

Os alunos podem criar um diário de viagem fictício, onde registram suas aventuras utilizando diferentes meios de transporte. Essa atividade estimula a escrita e a criatividade. A habilidade BNCC relacionada é EI03LP02, que envolve a produção de textos escritos.

10. Teatro de Fantoches sobre Meios de Transporte

Os alunos podem criar fantoches que representam diferentes meios de transporte e encenar uma história. Essa atividade estimula a dramatização e a expressão corporal. A habilidade BNCC correspondente é EI03EF02, que aborda a expressão artística através do teatro.