15 Ideias de Atividades (BNCC) meios de transporte 3º ano ensino fundamental

1. Desenho dos Meios de Transporte

Nesta atividade, os alunos deverão desenhar diferentes meios de transporte, como carro, ônibus, bicicleta e avião. Após o desenho, cada aluno apresentará seu trabalho para a turma, explicando qual meio de transporte desenhou e por que o escolheu. Essa atividade está alinhada à habilidade EF15AR01 da BNCC, que envolve a expressão artística e a apreciação de diferentes formas de arte.

2. Pesquisa sobre Meios de Transporte

Os alunos realizarão uma pesquisa em grupos sobre os diversos meios de transporte utilizados em diferentes partes do mundo. Cada grupo apresentará suas descobertas para a turma, promovendo um debate sobre as vantagens e desvantagens de cada meio. Essa atividade atende à habilidade EF15CI01, que incentiva a investigação e a construção de conhecimentos científicos.

3. Jogo da Memória dos Meios de Transporte

Os alunos criarão um jogo da memória utilizando cartões com imagens de diferentes meios de transporte e seus nomes. O jogo pode ser jogado em duplas ou grupos, promovendo a interação e o aprendizado lúdico. Essa atividade se relaciona com a habilidade EF15LP01, que envolve a leitura e a escrita de palavras e frases.

4. Criação de Histórias em Quadrinhos

Os alunos deverão criar histórias em quadrinhos que tenham como tema os meios de transporte. Eles poderão usar personagens que utilizam diferentes meios para se deslocar. Essa atividade estimula a criatividade e está alinhada à habilidade EF15LP02, que envolve a produção de textos em diferentes formatos.

5. Mapa dos Meios de Transporte

Os alunos criarão um mapa que mostre os diferentes meios de transporte utilizados em sua cidade. Eles deverão identificar as rotas mais comuns e discutir como cada meio de transporte é utilizado. Essa atividade está relacionada à habilidade EF15GE01, que envolve a leitura e a interpretação de mapas.

6. Debate sobre Sustentabilidade

Os alunos participarão de um debate sobre a sustentabilidade dos diferentes meios de transporte. Eles deverão discutir quais meios são mais ecológicos e quais impactos cada um causa ao meio ambiente. Essa atividade atende à habilidade EF15CI02, que envolve a discussão de questões ambientais.

7. Música dos Meios de Transporte

Os alunos criarão uma música ou uma paródia sobre os meios de transporte. Eles poderão usar instrumentos musicais ou apenas a voz. Essa atividade estimula a expressão musical e está alinhada à habilidade EF15AR02, que envolve a apreciação e a criação musical.

8. Experimento com Veículos de Brinquedo

Os alunos realizarão um experimento utilizando veículos de brinquedo para entender conceitos de movimento e força. Eles poderão testar diferentes superfícies e inclinações para ver como isso afeta a velocidade dos veículos. Essa atividade está relacionada à habilidade EF15CI03, que envolve a investigação de fenômenos físicos.

9. Criação de Cartazes Informativos

Os alunos criarão cartazes informativos sobre os diferentes meios de transporte, incluindo informações sobre sua história, funcionamento e impacto no dia a dia. Essa atividade promove a pesquisa e a organização de informações, alinhando-se à habilidade EF15LP03, que envolve a produção de textos informativos.

10. Visita a um Transporte Público

Os alunos farão uma visita a um meio de transporte público, como um ônibus ou metrô, para entender seu funcionamento e importância na mobilidade urbana. Após a visita, eles deverão relatar suas experiências e aprendizados. Essa atividade se relaciona à habilidade EF15GE02, que envolve a análise de espaços e suas funções.