15 Ideias de Atividades (BNCC) de meio ambiente para educação infantil

1. Criação de um Jardim Sensorial

Uma atividade que estimula os sentidos das crianças é a criação de um jardim sensorial. Os alunos podem plantar flores, ervas e vegetais, aprendendo sobre a importância da biodiversidade e do cuidado com o meio ambiente. Essa atividade está alinhada com a habilidade BNCC EI03CG03, que aborda a exploração de diferentes ambientes e suas características.

2. Oficina de Reciclagem

Promover uma oficina de reciclagem é uma excelente maneira de ensinar as crianças sobre a importância de reduzir, reutilizar e reciclar. Os alunos podem criar objetos de arte utilizando materiais recicláveis, desenvolvendo a habilidade BNCC EI03ET01, que incentiva a criatividade e a inovação a partir de materiais disponíveis.

3. Contação de Histórias sobre a Natureza

A contação de histórias que abordam temas ambientais pode despertar a consciência ecológica nas crianças. Escolher livros que falem sobre a preservação da natureza e a importância dos animais é uma forma de trabalhar a habilidade BNCC EI03LP01, que envolve a apreciação e a produção de diferentes gêneros textuais.

4. Caminhada Ecológica

Realizar uma caminhada ecológica em um parque ou reserva natural permite que as crianças observem a flora e a fauna locais. Essa atividade pode ser vinculada à habilidade BNCC EI03CI01, que trata da observação e exploração do meio ambiente, promovendo a curiosidade e o respeito pela natureza.

5. Experimentos com Água

Os alunos podem realizar experimentos simples para entender a importância da água e como ela pode ser preservada. Atividades como a comparação de diferentes métodos de filtragem de água se conectam à habilidade BNCC EI03CI02, que envolve a investigação de fenômenos naturais e suas implicações.

6. Criação de Cartazes sobre Sustentabilidade

Os alunos podem criar cartazes que promovam práticas sustentáveis, como a economia de água e energia. Essa atividade se relaciona com a habilidade BNCC EI03AR01, que incentiva a expressão artística e a comunicação de ideias por meio de diferentes linguagens.

7. Plantio de Árvores

Organizar um dia de plantio de árvores na escola ou em um espaço comunitário é uma forma prática de ensinar sobre a importância das árvores para o meio ambiente. Essa atividade está alinhada com a habilidade BNCC EI03CG02, que aborda a relação entre os seres vivos e o meio em que vivem.

8. Jogo de Memória sobre Animais em Extinção

Desenvolver um jogo de memória que inclua animais em extinção pode ser uma forma divertida de ensinar sobre a biodiversidade e a necessidade de preservação. Essa atividade se conecta à habilidade BNCC EI03CI03, que envolve a identificação e a valorização da diversidade biológica.

9. Experiência de Compostagem

Introduzir as crianças ao conceito de compostagem é uma excelente maneira de ensinar sobre a decomposição e a importância dos resíduos orgânicos. Essa atividade pode ser vinculada à habilidade BNCC EI03CI04, que trata da relação entre os seres vivos e os ciclos naturais.

10. Criação de um Diário do Meio Ambiente

Os alunos podem manter um diário onde registram suas observações sobre a natureza, como mudanças climáticas e a vida dos animais. Essa prática se relaciona com a habilidade BNCC EI03LP02, que envolve a produção de textos e a reflexão sobre o mundo ao seu redor.