15 Ideias de Atividades (BNCC) meio ambiente 3º ano fundamental

1. Criação de um Jardim Secreto

Os alunos podem criar um pequeno jardim na escola ou em casa, utilizando sementes de plantas nativas. Essa atividade promove o contato com a natureza e ensina sobre a importância da biodiversidade. Habilidade BNCC: EF02CI01.

2. Experiência de Reciclagem

Os estudantes podem coletar materiais recicláveis e aprender a separá-los corretamente. Em seguida, podem criar objetos de arte ou brinquedos, entendendo o ciclo de vida dos produtos. Habilidade BNCC: EF02CI02.

3. Mapa da Sustentabilidade

Os alunos podem desenhar um mapa da escola ou do bairro, identificando áreas que precisam de melhorias em relação ao meio ambiente, como locais com lixo ou falta de árvores. Habilidade BNCC: EF02CI03.

4. Debate sobre o Aquecimento Global

Promova um debate em sala de aula sobre as causas e consequências do aquecimento global. Os alunos podem pesquisar e apresentar suas opiniões, desenvolvendo habilidades de argumentação. Habilidade BNCC: EF02LP01.

5. Visita a um Parque Ecológico

Organize uma visita a um parque ecológico local. Durante a visita, os alunos podem observar a fauna e flora, aprendendo sobre a importância da preservação dos ecossistemas. Habilidade BNCC: EF02CI04.

6. Criação de Cartazes de Conscientização

Os alunos podem criar cartazes que promovam a conscientização sobre a preservação do meio ambiente. Esses cartazes podem ser expostos na escola ou na comunidade. Habilidade BNCC: EF02CI05.

7. Experimento com Plantas

Realize um experimento onde os alunos plantam sementes em diferentes tipos de solo e observam o crescimento. Essa atividade ensina sobre a importância do solo saudável para o meio ambiente. Habilidade BNCC: EF02CI06.

8. Jogo de Tabuleiro sobre Sustentabilidade

Desenvolva um jogo de tabuleiro onde os alunos precisam tomar decisões que impactam o meio ambiente, como escolher entre reciclar ou descartar. Habilidade BNCC: EF02CI07.

9. Criação de um Diário Ecológico

Os alunos podem manter um diário onde registram suas observações sobre a natureza ao longo de um mês, incentivando a observação e a reflexão sobre o meio ambiente. Habilidade BNCC: EF02CI08.

10. Projeto de Limpeza de Praia ou Parque

Organize um mutirão de limpeza em uma praia ou parque local. Os alunos podem aprender sobre a poluição e suas consequências, além de praticar a cidadania ativa. Habilidade BNCC: EF02CI09.

11. Estudo sobre Animais em Extinção

Os alunos podem pesquisar sobre animais em extinção e criar apresentações sobre como ajudar a preservá-los. Essa atividade promove a empatia e a responsabilidade ambiental. Habilidade BNCC: EF02CI10.

12. Experiência de Compostagem

Ensine os alunos a fazer compostagem com restos de alimentos. Eles podem acompanhar o processo e entender a importância da redução de resíduos. Habilidade BNCC: EF02CI11.

13. Criação de um Blog Ecológico

Os alunos podem criar um blog onde compartilham dicas de sustentabilidade e suas experiências com o meio ambiente. Essa atividade desenvolve habilidades de escrita e comunicação. Habilidade BNCC: EF02LP02.

14. Análise de Impacto Ambiental

Os alunos podem analisar o impacto ambiental de um projeto da escola, como a construção de um novo espaço. Eles devem considerar aspectos como vegetação e fauna local. Habilidade BNCC: EF02CI12.

15. Criação de um Vídeo Educativo

Os alunos podem produzir um vídeo educativo sobre a importância da preservação do meio ambiente, utilizando ferramentas digitais. Essa atividade estimula a criatividade e o trabalho em grupo. Habilidade BNCC: EF02LP03.