15 Ideias de Atividades (BNCC) meio ambiente 2º ano

1. Criação de um Jardim Sustentável

Os alunos podem criar um pequeno jardim na escola ou em casa, utilizando materiais recicláveis para fazer vasos e canteiros. Essa atividade promove a consciência ambiental e a importância da biodiversidade. A habilidade BNCC correspondente é EF02CI01, que aborda a identificação de seres vivos e suas interações.

2. Experimento com Reciclagem

Os estudantes podem realizar um experimento simples de reciclagem, onde aprendem a separar materiais recicláveis e a entender o processo de transformação. Essa atividade está alinhada com a habilidade EF02CI02, que trata da importância da reciclagem e do consumo consciente.

3. Mapa do Meio Ambiente

Os alunos podem criar um mapa do meio ambiente da escola, identificando áreas verdes, fontes de poluição e locais de descarte de lixo. Essa atividade ajuda a desenvolver a habilidade EF02GE02, que envolve a leitura e interpretação de mapas e a análise do espaço geográfico.

4. Debate sobre Sustentabilidade

Promova um debate em sala de aula sobre práticas sustentáveis que podem ser adotadas no dia a dia. Essa atividade estimula o pensamento crítico e está relacionada à habilidade EF02CI03, que envolve a discussão sobre questões ambientais e sociais.

5. Criação de Cartazes Educativos

Os alunos podem criar cartazes que abordem temas como a importância da água, a preservação das florestas e a poluição. Essa atividade está alinhada com a habilidade EF02LP01, que envolve a produção de textos e a comunicação de ideias.

6. Visita a um Parque ou Reserva Ambiental

Organizar uma visita a um parque ou reserva ambiental permite que os alunos observem a natureza e aprendam sobre a fauna e flora locais. Essa atividade se relaciona com a habilidade EF02CI04, que trata da observação e registro de fenômenos naturais.

7. Jogo de Memória sobre Animais em Extinção

Crie um jogo de memória utilizando imagens de animais em extinção e informações sobre suas características. Essa atividade promove a conscientização sobre a biodiversidade e está alinhada com a habilidade EF02CI05, que envolve a identificação de espécies ameaçadas.

8. Produção de um Vídeo Educativo

Os alunos podem produzir um vídeo educativo sobre a importância da preservação ambiental, utilizando recursos digitais. Essa atividade está relacionada à habilidade EF02LP02, que envolve a produção de diferentes gêneros textuais.

9. Experiência com Compostagem

Os estudantes podem aprender sobre compostagem, criando um pequeno sistema de compostagem na escola. Essa atividade se relaciona com a habilidade EF02CI06, que aborda o ciclo de vida dos seres vivos e a importância dos resíduos orgânicos.

10. Criação de um Diário do Meio Ambiente

Os alunos podem manter um diário onde registram suas observações sobre o meio ambiente, como mudanças climáticas e ações sustentáveis que praticam. Essa atividade está alinhada com a habilidade EF02CI07, que envolve a reflexão sobre a relação entre os seres humanos e o meio ambiente.