15 Ideias de Atividades (BNCC) medidas de massa educação infantil

1. Medindo com Objetos do Dia a Dia

Uma atividade prática que pode ser realizada com crianças da educação infantil é a medição de objetos utilizando itens do cotidiano, como lápis, borrachas e livros. As crianças podem ser divididas em grupos e cada grupo deve escolher diferentes objetos para medir. Essa atividade permite que os alunos compreendam a noção de comprimento e volume, além de desenvolver habilidades de comparação. A habilidade BNCC correspondente é EF15MA01.

2. Balança de Massas Caseira

Os professores podem criar uma balança de massas utilizando materiais recicláveis, como garrafas plásticas e cabos de vassoura. As crianças podem trazer diferentes objetos de casa para pesar e comparar suas massas. Essa atividade estimula a curiosidade e a experimentação, além de introduzir conceitos de peso e equilíbrio. A habilidade BNCC correspondente é EF15MA02.

3. Jogo de Comparação de Massas

Organizar um jogo onde as crianças devem adivinhar qual objeto é mais pesado ou mais leve. Os alunos podem usar balanças para verificar suas suposições. Essa atividade promove a interação e o trabalho em equipe, além de desenvolver o raciocínio lógico. A habilidade BNCC correspondente é EF15MA03.

4. Criação de Gráficos de Massas

Após realizar medições de diferentes objetos, as crianças podem criar gráficos para representar os dados coletados. Essa atividade ajuda os alunos a entenderem a importância da representação visual de informações e a desenvolver habilidades matemáticas. A habilidade BNCC correspondente é EF15MA04.

5. Explorando a Natureza: Pesagens ao Ar Livre

Levar as crianças para um passeio ao ar livre e coletar diferentes elementos da natureza, como pedras e folhas, para pesá-los. Essa atividade não só ensina sobre medidas de massa, mas também promove a apreciação do meio ambiente. A habilidade BNCC correspondente é EF15MA05.

6. Atividade de Culinária: Medindo Ingredientes

Envolver as crianças em uma atividade de culinária onde elas devem medir ingredientes, como farinha e açúcar, utilizando balanças. Essa prática é uma forma divertida de ensinar sobre medidas de massa enquanto desenvolvem habilidades motoras e de colaboração. A habilidade BNCC correspondente é EF15MA06.

7. Desafio da Balança

Propor um desafio onde as crianças devem equilibrar uma balança com diferentes objetos. Elas devem experimentar diferentes combinações para entender como o peso se distribui. Essa atividade é excelente para desenvolver o pensamento crítico e a resolução de problemas. A habilidade BNCC correspondente é EF15MA07.

8. Medidas de Massa com Brinquedos

Utilizar brinquedos de diferentes tamanhos e pesos para que as crianças possam medir e comparar. Essa atividade lúdica torna o aprendizado mais divertido e ajuda a fixar o conceito de massa de forma prática. A habilidade BNCC correspondente é EF15MA08.

9. Histórias com Medidas

Contar histórias que envolvam medidas de massa, onde os personagens precisam pesar ingredientes ou objetos. Após a leitura, as crianças podem discutir sobre as medidas mencionadas na história e até mesmo realizar medições relacionadas. A habilidade BNCC correspondente é EF15MA09.

10. Experimentos com Água e Areia

Realizar experimentos utilizando água e areia para que as crianças possam observar como diferentes materiais têm massas diferentes. Essa atividade é uma maneira prática de ensinar sobre densidade e volume, além de ser muito divertida. A habilidade BNCC correspondente é EF15MA10.