15 Ideias de Atividades (BNCC) medidas de massa

1. Medindo com Objetos do Dia a Dia

Nesta atividade, os alunos devem utilizar objetos comuns, como lápis, borrachas e livros, para medir a massa de diferentes itens. A proposta é que eles registrem as medidas em uma tabela e comparem os resultados. Essa atividade está alinhada à habilidade BNCC EF05MA10, que envolve a utilização de unidades de medida.

2. Balança de Papel

Os alunos podem criar uma balança simples utilizando papel e clips. A atividade consiste em medir a massa de pequenos objetos, como feijões ou grãos, e registrar os resultados. Essa prática ajuda a desenvolver a habilidade BNCC EF05MA11, que trata da comparação de massas.

3. A Experiência do Peso

Os estudantes devem pesar diferentes frutas e vegetais utilizando uma balança digital. Após a pesagem, eles devem calcular a média das massas coletadas. Essa atividade está relacionada à habilidade BNCC EF05MA12, que envolve a interpretação de dados.

4. Desafio da Receita

Nesta atividade, os alunos devem seguir uma receita simples que envolva medidas de massa, como um bolo ou biscoitos. Eles devem pesar os ingredientes e discutir a importância da precisão nas medidas. Essa atividade se alinha à habilidade BNCC EF05MA10, que trata da utilização de unidades de medida.

5. Jogo de Adivinhação de Massas

Os alunos devem adivinhar a massa de diferentes objetos antes de pesá-los. Após a pesagem, eles devem registrar suas suposições e discutir as diferenças. Essa atividade está alinhada à habilidade BNCC EF05MA11, que envolve a comparação de massas.

6. Explorando a Massa com Animais de Estimação

Os alunos podem trazer informações sobre a massa de seus animais de estimação e compará-las. A atividade envolve a pesquisa e a apresentação dos dados coletados. Essa prática se relaciona à habilidade BNCC EF05MA12, que trata da interpretação de dados.

7. Medidas em Grupos

Divididos em grupos, os alunos devem medir a massa de diferentes materiais, como areia, água e pedras. Eles devem apresentar os resultados em gráficos. Essa atividade está alinhada à habilidade BNCC EF05MA10, que envolve a utilização de unidades de medida.

8. A Massa dos Alimentos

Os alunos devem pesquisar e apresentar a massa de diferentes alimentos, como pães e frutas, e discutir como a massa pode influenciar o preço. Essa atividade se alinha à habilidade BNCC EF05MA11, que trata da comparação de massas.

9. Experimentos com Água

Os alunos devem medir a massa de água em diferentes recipientes e discutir a relação entre volume e massa. Essa atividade está relacionada à habilidade BNCC EF05MA12, que envolve a interpretação de dados.

10. Criação de Gráficos de Massa

Após realizar medições de massa, os alunos devem criar gráficos para representar os dados coletados. Essa atividade ajuda a desenvolver a habilidade BNCC EF05MA10, que trata da utilização de unidades de medida e da representação de dados.

11. A Massa e a Gravidade

Os alunos devem investigar como a massa de um objeto pode influenciar sua queda em diferentes superfícies. Eles devem registrar suas observações e discutir os resultados. Essa atividade se alinha à habilidade BNCC EF05MA11, que envolve a comparação de massas.

12. Medindo a Massa de Materiais Recicláveis

Nesta atividade, os alunos devem pesar diferentes materiais recicláveis e discutir a importância da reciclagem. Essa prática está relacionada à habilidade BNCC EF05MA12, que trata da interpretação de dados.

13. A Massa dos Brinquedos

Os alunos devem trazer brinquedos de casa e medir suas massas. Eles devem registrar os dados e discutir as diferenças entre os brinquedos. Essa atividade se alinha à habilidade BNCC EF05MA10, que envolve a utilização de unidades de medida.

14. Experiência com Massas de Diferentes Texturas

Os alunos devem medir a massa de diferentes substâncias, como farinha, açúcar e sal, e discutir como a textura pode afetar a medição. Essa atividade está relacionada à habilidade BNCC EF05MA11, que envolve a comparação de massas.

15. A Massa e o Movimento

Os alunos devem investigar como a massa de um objeto pode influenciar sua movimentação em uma pista de corrida improvisada. Eles devem registrar suas observações e discutir os resultados. Essa atividade se alinha à habilidade BNCC EF05MA12, que trata da interpretação de dados.