15 Ideias de Atividades (BNCC) maternal 2 matemática

1. Jogo de Contagem com Objetos do Dia a Dia

Uma atividade simples e envolvente é o jogo de contagem utilizando objetos do cotidiano, como tampinhas, pedras ou brinquedos. Os alunos podem agrupar os objetos em quantidades específicas, estimulando a contagem e a noção de quantidade. Essa atividade está alinhada à habilidade BNCC: EF15MA01, que aborda a contagem e a comparação de quantidades.

2. Criação de Gráficos com Frutas

Os alunos podem coletar diferentes tipos de frutas e, em seguida, criar gráficos de barras para representar a quantidade de cada fruta. Essa atividade não só ensina sobre contagem, mas também sobre a representação de dados. A habilidade BNCC correspondente é EF15MA02, que envolve a coleta e a organização de dados.

3. Jogo da Memória com Números

Desenvolver um jogo da memória utilizando cartões com números e quantidades pode ser uma forma divertida de reforçar a associação entre números e suas representações. Os alunos devem encontrar os pares correspondentes, promovendo a memorização e a identificação numérica. Essa atividade está relacionada à habilidade EF15MA03, que trata da leitura e interpretação de números.

4. Atividades de Medição com Fitas Métricas

Utilizar fitas métricas para medir objetos na sala de aula ou no pátio da escola pode ser uma excelente maneira de introduzir conceitos de medida. Os alunos podem medir a altura de plantas ou o comprimento de mesas, desenvolvendo a habilidade de medir e comparar. A habilidade BNCC é EF15MA04, que aborda a noção de medida e comparação de tamanhos.

5. Contagem de Passos com Música

Uma atividade lúdica que envolve música e movimento é a contagem de passos. Os alunos podem dançar e, a cada passo, contar em voz alta, promovendo a contagem sequencial. Essa atividade está alinhada à habilidade EF15MA05, que envolve a contagem e a sequência numérica.

6. Criação de Sequências Numéricas

Os alunos podem criar sequências numéricas utilizando blocos de montar ou desenhos. Essa atividade estimula o raciocínio lógico e a compreensão de padrões. A habilidade BNCC correspondente é EF15MA06, que trata da identificação e criação de sequências.

7. Jogo de Dados com Adição

Utilizar dados para realizar jogos de adição pode ser uma forma divertida de ensinar matemática. Os alunos lançam os dados e somam os números que saem, praticando a adição de forma lúdica. Essa atividade está relacionada à habilidade EF15MA07, que aborda a adição e a subtração.

8. Atividades com Formas Geométricas

Os alunos podem explorar formas geométricas utilizando recortes de papel colorido. Eles podem criar figuras e identificar as formas presentes, desenvolvendo a percepção espacial. A habilidade BNCC correspondente é EF15MA08, que trata do reconhecimento e da classificação de formas geométricas.

9. Jogo de Classificação de Objetos

Uma atividade que envolve a classificação de objetos por tamanho, cor ou forma pode ser muito enriquecedora. Os alunos podem agrupar objetos de acordo com características específicas, promovendo a observação e a análise. A habilidade BNCC é EF15MA09, que aborda a classificação e a organização de objetos.

10. Contagem de Animais em Imagens

Utilizar imagens de animais para contar e classificar pode ser uma atividade interessante. Os alunos podem contar quantos animais aparecem em cada imagem e classificá-los por tipo. Essa atividade está alinhada à habilidade EF15MA10, que envolve a contagem e a classificação de elementos.

11. Criação de Histórias com Números

Os alunos podem criar pequenas histórias que envolvem números e quantidades, estimulando a criatividade e a linguagem. Essa atividade promove a relação entre a matemática e a narrativa. A habilidade BNCC correspondente é EF15MA11, que trata da relação entre matemática e linguagem.

12. Jogo de Bingo de Números

Um jogo de bingo utilizando números pode ser uma forma divertida de reforçar a identificação numérica. Os alunos devem marcar os números sorteados em suas cartelas, promovendo a atenção e a concentração. Essa atividade está relacionada à habilidade EF15MA12, que aborda a identificação e a leitura de números.

13. Atividades de Agrupamento com Legumes

Os alunos podem agrupar legumes em quantidades específicas, promovendo a contagem e a noção de quantidade. Essa atividade pode ser realizada em um mercado fictício, onde os alunos “vendem” e “compram” os legumes. A habilidade BNCC correspondente é EF15MA13, que trata da contagem e do agrupamento de objetos.

14. Criação de Cartazes com Números

Os alunos podem criar cartazes que representem diferentes números utilizando desenhos e colagens. Essa atividade estimula a criatividade e a identificação numérica. A habilidade BNCC é EF15MA14, que aborda a representação de números de diferentes formas.

15. Jogo de Adivinhação de Números

Os alunos podem participar de um jogo de adivinhação onde um colega pensa em um número e os demais fazem perguntas para descobrir qual é. Essa atividade estimula o raciocínio lógico e a comunicação. A habilidade BNCC correspondente é EF15MA15, que trata da lógica e do raciocínio matemático.