15 Ideias de Atividades (BNCC) maternal 1 identidade e autonomia

15 Ideias de Atividades (BNCC) Maternal 1: Identidade e Autonomia

1. Caixa de Identidade: Propor que cada criança traga de casa uma caixa decorada com objetos que representem sua identidade, como fotos, brinquedos ou desenhos. Essa atividade estimula a expressão pessoal e a autonomia, além de promover a socialização. Habilidade BNCC: EI01ET01.

2. Meu Livro de Histórias: Criar um livro coletivo onde cada criança ilustra e escreve sobre uma experiência que viveu. Essa atividade incentiva a narrativa pessoal e o reconhecimento da própria história. Habilidade BNCC: EI01LP01.

3. Jogo do Espelho: Em duplas, as crianças imitam os movimentos e expressões faciais uma da outra. Essa atividade ajuda no desenvolvimento da percepção corporal e na construção da identidade. Habilidade BNCC: EI01EF01.

4. Desenho da Família: Pedir que as crianças desenhem sua família e expliquem o que cada membro representa para elas. Essa atividade promove a reflexão sobre as relações familiares e a autonomia emocional. Habilidade BNCC: EI01EF02.

5. Meu Nome, Minha História: Cada criança apresenta seu nome e conta uma curiosidade sobre ele. Essa atividade valoriza a individualidade e a autonomia na fala. Habilidade BNCC: EI01LP02.

6. Brincadeiras de Faz de Conta: Propor brincadeiras onde as crianças assumem diferentes papéis, como médico, professor ou pai. Essa atividade estimula a imaginação e a construção da identidade social. Habilidade BNCC: EI01EF03.

7. Exploração de Sensações: Criar um espaço com diferentes texturas e materiais para que as crianças explorem. Essa atividade contribui para o autoconhecimento e a autonomia na exploração do ambiente. Habilidade BNCC: EI01CI01.

8. Roda de Conversa sobre Emoções: Promover uma roda de conversa onde as crianças compartilham suas emoções e como lidam com elas. Essa atividade desenvolve a autonomia emocional e a empatia. Habilidade BNCC: EI01EF04.

9. Atividades de Autocuidado: Ensinar as crianças a cuidar de si mesmas, como lavar as mãos ou arrumar os próprios pertences. Essa atividade promove a autonomia e a responsabilidade. Habilidade BNCC: EI01EF05.

10. Construção de um Mapa do Eu: Criar um mapa onde as crianças desenham lugares que são importantes para elas, como a casa, a escola e o parque. Essa atividade estimula a reflexão sobre a própria identidade e o espaço social. Habilidade BNCC: EI01CI02.

11. Teatro de Fantoches: Criar fantoches e encenar histórias que falem sobre a identidade e a autonomia. Essa atividade estimula a criatividade e a expressão pessoal. Habilidade BNCC: EI01EF06.

12. Caça ao Tesouro da Identidade: Organizar uma caça ao tesouro onde as pistas são relacionadas a características pessoais e familiares. Essa atividade promove o reconhecimento da identidade e a autonomia na resolução de problemas. Habilidade BNCC: EI01EF07.

13. Jardim das Emoções: Criar um mural onde as crianças colam flores que representam suas emoções. Essa atividade ajuda na identificação e expressão das emoções, promovendo a autonomia emocional. Habilidade BNCC: EI01EF08.

14. Construindo Meu Mundo: Propor que as crianças construam uma maquete de um lugar que consideram especial. Essa atividade estimula a criatividade e a reflexão sobre a própria identidade. Habilidade BNCC: EI01CI03.

15. Dia do Eu: Organizar um dia em que cada criança pode trazer algo que a represente, como roupas, objetos ou histórias. Essa atividade valoriza a individualidade e promove a autonomia na escolha. Habilidade BNCC: EI01EF09.