15 Ideias de Atividades (BNCC) de matemática razão e proporção

1. Jogo de Proporções com Alimentos

Os alunos podem criar um jogo de tabuleiro utilizando diferentes alimentos para entender a razão e proporção. Cada alimento terá um valor em pontos, e os alunos devem calcular a proporção de pontos que cada alimento representa em relação ao total. Essa atividade pode ser vinculada à habilidade BNCC EM13MAT301, que aborda a resolução de problemas que envolvem razões e proporções.

2. Experimentos com Misturas de Cores

Os estudantes podem realizar experimentos práticos misturando tintas de diferentes cores em proporções variadas. Ao final, eles devem registrar as proporções utilizadas e discutir como isso se relaciona com a razão. Essa atividade se conecta à habilidade BNCC EM13MAT302, que envolve a análise de situações que envolvem proporções em contextos diversos.

3. Criação de Gráficos de Proporção

Os alunos podem coletar dados sobre a altura de seus colegas e criar gráficos de barras que representem a proporção entre as alturas. Essa atividade permite que eles visualizem a relação entre diferentes alturas e a média da turma, alinhando-se à habilidade BNCC EM13MAT303, que trata da representação e interpretação de dados.

4. Cálculo de Proporções em Receitas

Os estudantes podem trabalhar com receitas culinárias, ajustando as quantidades dos ingredientes de acordo com o número de porções desejadas. Essa atividade ajuda a entender a razão e proporção de uma forma prática e saborosa, alinhando-se à habilidade BNCC EM13MAT304, que envolve a aplicação de razões em situações do cotidiano.

5. Análise de Preços em Compras

Os alunos podem simular uma compra em um supermercado, analisando os preços de diferentes produtos e calculando a razão entre os preços por unidade. Essa atividade é importante para desenvolver habilidades de comparação e análise, conforme a habilidade BNCC EM13MAT305, que aborda a resolução de problemas envolvendo razões e proporções em contextos financeiros.

6. Proporções em Construção de Modelos

Os estudantes podem construir maquetes de casas ou prédios utilizando escalas proporcionais. Essa atividade permite que eles compreendam a importância das proporções em projetos arquitetônicos, alinhando-se à habilidade BNCC EM13MAT306, que envolve a utilização de proporções em contextos de construção e design.

7. Jogos de Cartas com Razões

Os alunos podem criar um jogo de cartas onde cada carta representa uma razão. Ao jogar, eles devem calcular a razão entre as cartas e discutir as relações. Essa atividade se conecta à habilidade BNCC EM13MAT307, que trata da resolução de problemas envolvendo razões em jogos e atividades lúdicas.

8. Análise de Proporções em Esportes

Os estudantes podem analisar estatísticas de diferentes esportes, como a razão de pontos por jogo de diferentes atletas. Essa atividade ajuda a entender a aplicação de razões em contextos esportivos, alinhando-se à habilidade BNCC EM13MAT308, que envolve a análise de dados em situações esportivas.

9. Criação de Infográficos sobre Proporções

Os alunos podem criar infográficos que representem diferentes proporções em temas variados, como a proporção de água em diferentes bebidas. Essa atividade estimula a criatividade e a análise visual, alinhando-se à habilidade BNCC EM13MAT309, que trata da representação de informações em diferentes formatos.

10. Proporções em Música

Os estudantes podem explorar a relação entre as notas musicais e suas proporções, criando composições que utilizem diferentes ritmos e tempos. Essa atividade conecta a matemática à arte, alinhando-se à habilidade BNCC EM13MAT310, que envolve a relação entre matemática e outras áreas do conhecimento.