15 Ideias de Atividades (BNCC) matemática maternal 1

1. Jogo da Memória com Números

Uma atividade divertida que envolve a criação de um jogo da memória utilizando cartões com números e figuras que representam a quantidade. Os alunos devem encontrar os pares correspondentes, desenvolvendo habilidades de reconhecimento numérico e memória. Habilidade BNCC: EF15MA01.

2. Contagem de Objetos

Proponha aos alunos que coletem objetos da sala de aula ou do pátio e os contem. Essa atividade estimula a contagem e a noção de quantidade, além de permitir que os alunos pratiquem a escrita dos números. Habilidade BNCC: EF15MA02.

3. Desenho e Pintura de Formas Geométricas

Os alunos desenham e pintam diferentes formas geométricas, como círculos, quadrados e triângulos. Essa atividade ajuda a reconhecer e nomear as formas, além de desenvolver a coordenação motora. Habilidade BNCC: EF15MA03.

4. Sequência Numérica com Cartões

Utilize cartões numerados e peça aos alunos que organizem os números em ordem crescente ou decrescente. Essa atividade é fundamental para a compreensão da sequência numérica e para a familiarização com os números. Habilidade BNCC: EF15MA04.

5. Jogos de Tabuleiro com Contagem

Crie um jogo de tabuleiro simples onde os alunos precisam contar casas para avançar. Essa atividade promove a contagem, a noção de espaço e a interação social. Habilidade BNCC: EF15MA05.

6. Atividade de Comparação de Quantidades

Apresente duas quantidades de objetos e peça aos alunos que identifiquem qual é maior ou menor. Essa atividade desenvolve o raciocínio lógico e a comparação de números. Habilidade BNCC: EF15MA06.

7. Criação de Gráficos Simples

Os alunos podem coletar dados sobre suas frutas favoritas e criar um gráfico simples em papel. Essa atividade introduz conceitos básicos de estatística e visualização de dados. Habilidade BNCC: EF15MA07.

8. Contagem de Passos

Realize uma caminhada pela escola e peça aos alunos que contem quantos passos dão até um determinado ponto. Essa atividade combina movimento físico com contagem, tornando o aprendizado mais dinâmico. Habilidade BNCC: EF15MA08.

9. Atividade de Agrupamento

Peça aos alunos que agrupem objetos de acordo com suas características, como cor ou tamanho. Essa atividade ajuda a desenvolver a noção de classificação e agrupamento. Habilidade BNCC: EF15MA09.

10. Contagem de Batidas de Palmas

Realize uma atividade em que os alunos batem palmas em diferentes ritmos e contam quantas batidas fazem. Essa atividade integra a matemática com a música e o movimento. Habilidade BNCC: EF15MA10.

11. Caça ao Tesouro Numérico

Organize uma caça ao tesouro onde os alunos devem encontrar objetos numerados espalhados pela sala. Essa atividade estimula a exploração e a contagem. Habilidade BNCC: EF15MA11.

12. Montagem de Quebra-Cabeças Numéricos

Utilize quebra-cabeças que envolvem números e quantidades. Os alunos devem montar as peças de forma a formar sequências numéricas. Habilidade BNCC: EF15MA12.

13. Jogo de Dados

Os alunos jogam dados e devem somar os números que saem. Essa atividade é excelente para praticar adição de forma lúdica e divertida. Habilidade BNCC: EF15MA13.

14. Atividade de Rimas e Números

Crie rimas que envolvam números e peça aos alunos que as recitem. Essa atividade promove a memorização e a familiarização com os números de forma criativa. Habilidade BNCC: EF15MA14.

15. Contagem de Animais em Livros

Utilize livros ilustrados e peça aos alunos que contem quantos animais aparecem nas páginas. Essa atividade combina leitura e matemática, estimulando a observação. Habilidade BNCC: EF15MA15.