15 Ideias de Atividades (BNCC) matemática fundamental 1

1. Jogo da Memória com Números

Uma atividade divertida que estimula a memória e a identificação de números. Os alunos devem criar pares de cartas com números e suas representações visuais (como pontos ou objetos). Essa atividade está alinhada à habilidade BNCC EF01MA01, que envolve a leitura e a escrita de números.

2. Caça ao Tesouro Matemático

Os alunos recebem pistas que envolvem problemas matemáticos para encontrar um “tesouro” escondido na escola. Essa atividade promove o raciocínio lógico e a resolução de problemas, alinhando-se à habilidade BNCC EF01MA02, que trata da resolução de problemas em situações do cotidiano.

3. Criação de Gráficos com Dados da Turma

Os alunos coletam dados sobre a turma, como a cor favorita ou o número de irmãos, e criam gráficos de barras ou pizza. Essa atividade desenvolve a habilidade de organizar e interpretar dados, conforme a habilidade BNCC EF01MA03.

4. Jogo de Dados para Adição e Subtração

Utilizando dados, os alunos jogam e realizam operações de adição e subtração com os números obtidos. Essa atividade é uma forma lúdica de praticar operações matemáticas, alinhando-se à habilidade BNCC EF01MA04.

5. Construção de Figuras Geométricas

Os alunos utilizam materiais recicláveis para construir figuras geométricas, aprendendo sobre formas e suas propriedades. Essa atividade está relacionada à habilidade BNCC EF01MA05, que envolve a identificação e a classificação de formas geométricas.

6. Problemas de Lógica com Histórias

Os alunos criam e resolvem problemas de lógica baseados em histórias que eles mesmos inventam. Essa atividade estimula a criatividade e o raciocínio lógico, alinhando-se à habilidade BNCC EF01MA06.

7. Jogo de Tabuleiro com Operações Matemáticas

Os alunos criam um tabuleiro onde cada casa exige uma operação matemática para seguir em frente. Essa atividade promove a prática de operações e o trabalho em equipe, alinhando-se à habilidade BNCC EF01MA07.

8. Atividades com Dinheiro Fictício

Os alunos recebem dinheiro fictício para realizar compras em uma “loja” montada na sala de aula. Essa atividade ensina sobre valores e troco, alinhando-se à habilidade BNCC EF01MA08, que envolve a utilização de dinheiro em situações cotidianas.

9. Desenho de Mapas com Escalas

Os alunos desenham mapas da escola ou do bairro, utilizando escalas. Essa atividade ensina sobre proporções e medidas, alinhando-se à habilidade BNCC EF01MA09.

10. Criação de Sequências Numéricas

Os alunos criam sequências numéricas e identificam padrões. Essa atividade desenvolve o raciocínio lógico e a percepção de padrões, alinhando-se à habilidade BNCC EF01MA10.

11. Jogos de Tabuada

Os alunos participam de jogos que envolvem a tabuada, como bingo ou quiz. Essa atividade ajuda na memorização e na prática das operações, alinhando-se à habilidade BNCC EF01MA11.

12. Experimentos com Medidas

Os alunos realizam experimentos que envolvem medições, como medir a altura de objetos ou a capacidade de recipientes. Essa atividade está relacionada à habilidade BNCC EF01MA12, que envolve a utilização de unidades de medida.

13. Criação de Histórias em Quadrinhos Matemáticas

Os alunos criam histórias em quadrinhos que envolvem problemas matemáticos. Essa atividade estimula a criatividade e a aplicação de conceitos matemáticos, alinhando-se à habilidade BNCC EF01MA13.

14. Atividades com Jogos Online

Os alunos utilizam jogos online educativos que abordam conceitos matemáticos. Essa atividade promove a aprendizagem interativa e está alinhada à habilidade BNCC EF01MA14.

15. Apresentação de Projetos Matemáticos

Os alunos desenvolvem e apresentam projetos que envolvem matemática, como a construção de um gráfico ou a resolução de um problema complexo. Essa atividade estimula a pesquisa e a apresentação de ideias, alinhando-se à habilidade BNCC EF01MA15.