15 Ideias de Atividades (BNCC) matemática ensino fundamental tabuada

1. Jogo da Tabuada com Dados

Uma atividade lúdica que envolve o uso de dados para praticar a tabuada. Os alunos jogam dois dados e multiplicam os números que saem, anotando o resultado. Essa atividade desenvolve o raciocínio lógico e a agilidade mental. Habilidade BNCC: (EF03MA06).

2. Cartões de Memória da Tabuada

Os alunos criam cartões de memória com as operações da tabuada. Em duplas, eles jogam um jogo de memória, onde devem encontrar os pares correspondentes entre a pergunta e a resposta. Essa atividade estimula a memorização e a colaboração. Habilidade BNCC: (EF03MA06).

3. Bingo da Tabuada

Os alunos recebem cartelas de bingo com resultados da tabuada. O professor sorteia as perguntas e os alunos marcam as respostas corretas. O primeiro a completar a cartela grita “Bingo!” e ganha um prêmio. Essa atividade promove a competição saudável e a revisão dos conteúdos. Habilidade BNCC: (EF03MA06).

4. Música da Tabuada

Os alunos criam uma música ou rap que inclua as tabuadas que estão aprendendo. Essa atividade estimula a criatividade e a memorização através da música, tornando o aprendizado mais divertido. Habilidade BNCC: (EF03MA06).

5. Desafio da Tabuada

Os alunos são divididos em grupos e recebem desafios relacionados à tabuada, como resolver problemas matemáticos ou criar histórias que envolvam multiplicações. Essa atividade incentiva o trabalho em equipe e a aplicação prática da matemática. Habilidade BNCC: (EF03MA06).

6. Tabuada em Quadrinhos

Os alunos desenham quadrinhos que ilustram situações em que a tabuada é utilizada. Essa atividade combina arte e matemática, ajudando os alunos a visualizar a aplicação dos conceitos. Habilidade BNCC: (EF03MA06).

7. Jogo de Tabuada Online

Utilizando plataformas digitais, os alunos jogam jogos interativos que envolvem a tabuada. Essa atividade integra tecnologia ao aprendizado e permite que os alunos pratiquem de forma dinâmica. Habilidade BNCC: (EF03MA06).

8. Caça ao Tesouro da Tabuada

Os alunos participam de uma caça ao tesouro onde cada pista envolve uma questão de tabuada. Ao resolver as questões, eles avançam para a próxima pista. Essa atividade promove a resolução de problemas e o trabalho em grupo. Habilidade BNCC: (EF03MA06).

9. Tabuada com Material Manipulativo

Os alunos utilizam objetos como blocos ou contadores para representar as multiplicações da tabuada. Essa atividade ajuda na compreensão visual e tátil dos conceitos matemáticos. Habilidade BNCC: (EF03MA06).

10. Desenho da Tabuada

Os alunos desenham uma tabela da tabuada em cartolinas e a decoram. Essa atividade permite que eles visualizem a tabuada de forma mais clara e criativa, além de ser uma ótima ferramenta de revisão. Habilidade BNCC: (EF03MA06).

11. Competição de Tabuada

Os alunos participam de uma competição onde devem responder questões de tabuada o mais rápido possível. Essa atividade estimula a agilidade e a confiança dos alunos em suas habilidades matemáticas. Habilidade BNCC: (EF03MA06).

12. Tabuada em Grupos

Os alunos se reúnem em grupos para discutir e resolver problemas que envolvem a tabuada. Essa atividade promove a troca de ideias e o aprendizado colaborativo. Habilidade BNCC: (EF03MA06).

13. Aplicativo de Tabuada

Os alunos utilizam aplicativos educativos que focam na prática da tabuada. Essa atividade permite que eles aprendam de forma interativa e personalizada, adaptando-se ao seu ritmo. Habilidade BNCC: (EF03MA06).

14. História da Tabuada

Os alunos pesquisam sobre a origem da tabuada e apresentam suas descobertas para a turma. Essa atividade conecta a matemática com a história, enriquecendo o conhecimento dos alunos. Habilidade BNCC: (EF03MA06).

15. Tabuada em Jogo de Tabuleiro

Os alunos criam um jogo de tabuleiro onde as casas são questões de tabuada. Ao cair em uma casa, o jogador deve responder corretamente para avançar. Essa atividade incentiva a criatividade e a aplicação prática da matemática. Habilidade BNCC: (EF03MA06).