15 Ideias de Atividades (BNCC) de matemática para o ensino fundamental 2

1. Jogo de Tabuada Interativa

Utilizando jogos de tabuada, os alunos podem praticar a multiplicação de forma lúdica. A atividade pode ser realizada em grupos, onde cada aluno deve responder a perguntas sobre a tabuada em um tempo determinado. Essa atividade está alinhada à habilidade BNCC EF06MA01, que aborda o reconhecimento e a utilização de operações matemáticas.

2. Criação de Gráficos com Dados Reais

Os alunos podem coletar dados sobre a temperatura ao longo de uma semana e, em seguida, criar gráficos de barras ou linhas para representar essas informações. Essa atividade desenvolve a habilidade BNCC EF06MA05, que trata da construção e interpretação de gráficos e tabelas.

3. Resolução de Problemas com Frações

Propor problemas do cotidiano que envolvam frações, como receitas ou divisão de alimentos, ajuda os alunos a entenderem a aplicação prática desse conceito. Essa atividade está relacionada à habilidade BNCC EF06MA03, que envolve a compreensão e o uso de frações em diferentes contextos.

4. Caça ao Tesouro Matemático

Organizar uma caça ao tesouro onde os alunos precisam resolver problemas matemáticos para encontrar pistas. Cada pista leva a um novo desafio, estimulando o raciocínio lógico e a resolução de problemas, conforme a habilidade BNCC EF06MA02.

5. Jogos de Tabuleiro com Matemática

Desenvolver ou adaptar jogos de tabuleiro que envolvam cálculos matemáticos, como Monopoly ou Banco Imobiliário, onde os alunos precisam realizar operações para avançar no jogo. Essa atividade está alinhada à habilidade BNCC EF06MA01.

6. Estudo de Geometria com Materiais Recicláveis

Os alunos podem criar figuras geométricas utilizando materiais recicláveis, como papelão e garrafas plásticas. Essa atividade promove a habilidade BNCC EF06MA06, que trata do reconhecimento e construção de formas geométricas.

7. Simulação de Compras

Criar uma atividade onde os alunos simulem compras em um mercado, utilizando preços fictícios. Eles devem calcular o total das compras e o troco. Essa atividade está relacionada à habilidade BNCC EF06MA04, que envolve a utilização de operações matemáticas em situações do cotidiano.

8. Desafio de Cálculo Mental

Realizar competições de cálculo mental, onde os alunos devem resolver operações matemáticas rapidamente. Essa atividade estimula a agilidade no raciocínio e está alinhada à habilidade BNCC EF06MA01.

9. Projeto de Estatística

Os alunos podem desenvolver um projeto de estatística, coletando dados sobre a altura dos colegas e apresentando os resultados em gráficos. Essa atividade está alinhada à habilidade BNCC EF06MA05.

10. Criação de Jogos Digitais

Utilizando plataformas como Scratch, os alunos podem criar jogos que envolvam desafios matemáticos. Essa atividade promove a habilidade BNCC EF06MA02, estimulando a criatividade e o raciocínio lógico.

11. Estudo de Proporções com Receitas

Os alunos podem trabalhar com receitas que envolvem proporções, ajustando as quantidades de ingredientes para diferentes porções. Essa atividade está alinhada à habilidade BNCC EF06MA03.

12. Análise de Gráficos de Mídia

Os alunos podem analisar gráficos de dados apresentados em jornais ou revistas, discutindo a interpretação e a veracidade das informações. Essa atividade está relacionada à habilidade BNCC EF06MA05.

13. Construção de Modelos 3D

Utilizando papel ou softwares de modelagem, os alunos podem construir modelos tridimensionais de sólidos geométricos, promovendo a habilidade BNCC EF06MA06.

14. Desafios de Lógica

Propor desafios de lógica que envolvam raciocínio matemático, como quebra-cabeças e enigmas. Essa atividade está alinhada à habilidade BNCC EF06MA02.

15. Estudo de Números Decimais com Jogos

Os alunos podem participar de jogos que envolvam a adição e subtração de números decimais, promovendo a habilidade BNCC EF06MA03.