15 Ideias de Atividades (BNCC) Matemática Ensino Fundamental 2

1. Jogo da Batalha Naval Matemática

Utilizando o clássico jogo da Batalha Naval, os alunos podem aprender sobre coordenadas e localização no plano cartesiano. Os alunos devem criar um tabuleiro de 10×10 e, em vez de barcos, colocar números em diferentes posições. Ao invés de adivinhar onde estão os barcos, os alunos devem resolver operações matemáticas para descobrir as coordenadas corretas. Essa atividade está alinhada à habilidade BNCC EF06MA01, que envolve a representação de pontos no plano cartesiano.

2. Feira de Matemática

Os alunos organizam uma feira onde cada grupo apresenta um projeto matemático, como a construção de gráficos, resolução de problemas ou jogos matemáticos. Essa atividade estimula a pesquisa e a apresentação de resultados, desenvolvendo habilidades de comunicação e argumentação. Relaciona-se com a habilidade BNCC EF06MA03, que trata da interpretação e construção de gráficos.

3. Caça ao Tesouro Matemático

Os alunos participam de uma caça ao tesouro onde cada pista é uma questão matemática que precisa ser resolvida para avançar. As questões podem incluir operações básicas, problemas de lógica e raciocínio. Essa atividade promove o trabalho em equipe e a aplicação prática da matemática, alinhando-se à habilidade BNCC EF06MA02, que envolve a resolução de problemas.

4. Criação de Jogos de Tabuleiro

Os alunos criam seus próprios jogos de tabuleiro que envolvem operações matemáticas, como adição, subtração, multiplicação e divisão. Eles devem elaborar as regras e o design do jogo, o que estimula a criatividade e o raciocínio lógico. Essa atividade está conectada à habilidade BNCC EF06MA04, que aborda a elaboração de estratégias para resolver problemas.

5. Estudo de Estatística com Dados Reais

Os alunos coletam dados sobre um tema de interesse, como esportes ou hábitos alimentares, e utilizam esses dados para criar gráficos e tabelas. Essa atividade permite que os alunos compreendam a importância da estatística no cotidiano e desenvolvam habilidades de análise de dados, alinhando-se à habilidade BNCC EF06MA05, que trata da coleta e análise de dados.

6. Desafio de Problemas Matemáticos

Os alunos participam de um desafio onde devem resolver uma série de problemas matemáticos em um tempo limitado. Os problemas podem variar em dificuldade e devem envolver diferentes áreas da matemática, como geometria e aritmética. Essa atividade estimula a agilidade mental e a aplicação de conceitos matemáticos, relacionada à habilidade BNCC EF06MA02.

7. Construção de Modelos Geométricos

Os alunos utilizam materiais recicláveis para construir modelos de figuras geométricas, como prismas e pirâmides. Essa atividade ajuda a visualizar conceitos de volume e área, além de promover a sustentabilidade. Está alinhada à habilidade BNCC EF06MA06, que envolve a identificação e construção de figuras geométricas.

8. Matemática na Cozinha

Os alunos realizam receitas que envolvem medidas e proporções, aplicando conceitos matemáticos na prática. Essa atividade é excelente para trabalhar frações e conversões de medidas, além de estimular o trabalho em equipe. Relaciona-se à habilidade BNCC EF06MA07, que trata da resolução de problemas envolvendo medidas.

9. Criação de Gráficos Interativos

Utilizando ferramentas digitais, os alunos criam gráficos interativos a partir de dados coletados em pesquisas. Essa atividade desenvolve habilidades tecnológicas e de análise de dados, além de promover a interpretação de informações visuais. Está alinhada à habilidade BNCC EF06MA05.

10. Simulação de Compras

Os alunos participam de uma simulação de compras onde devem calcular preços, descontos e troco. Essa atividade é prática e ajuda os alunos a entenderem a matemática no cotidiano, além de desenvolver habilidades de cálculo mental. Relaciona-se à habilidade BNCC EF06MA08, que envolve a resolução de problemas de compra e venda.