15 Ideias de Atividades (BNCC) matemática ensino fundamental 1º ano

1. Jogo da Memória com Números

Uma atividade divertida que envolve a criação de um jogo da memória utilizando cartões com números e suas representações visuais. Os alunos devem encontrar os pares correspondentes, estimulando a memória e a associação entre números e quantidades. Habilidade BNCC: EF01MA01.

2. Contagem de Objetos

Os alunos podem coletar diferentes objetos da sala de aula ou do pátio e contar quantos de cada um existem. Essa atividade ajuda a desenvolver a noção de quantidade e a habilidade de contagem. Habilidade BNCC: EF01MA02.

3. Criação de Gráficos Simples

Após a contagem de objetos, os alunos podem criar gráficos simples utilizando papel ou softwares educativos. Essa atividade ensina sobre a representação de dados e a interpretação de informações visuais. Habilidade BNCC: EF01MA03.

4. Jogos de Tabuleiro Matemáticos

Desenvolver um jogo de tabuleiro onde os alunos precisam resolver problemas matemáticos para avançar. Essa atividade promove o raciocínio lógico e a resolução de problemas. Habilidade BNCC: EF01MA04.

5. Atividades com Dinheiro

Simular compras em uma loja fictícia, onde os alunos devem usar dinheiro de brinquedo para comprar itens. Essa atividade ensina sobre a contagem de dinheiro e a noção de valor. Habilidade BNCC: EF01MA05.

6. Quebra-Cabeça de Números

Os alunos podem montar quebra-cabeças que envolvem números e operações matemáticas. Essa atividade estimula o pensamento crítico e a resolução de problemas. Habilidade BNCC: EF01MA06.

7. Desenho de Formas Geométricas

Os alunos devem desenhar diferentes formas geométricas e identificar suas características. Essa atividade ajuda a desenvolver a percepção espacial e o reconhecimento de formas. Habilidade BNCC: EF01MA07.

8. Contagem de Passos

Realizar uma atividade ao ar livre onde os alunos contam quantos passos dão até chegar a um determinado ponto. Essa atividade integra matemática com movimento e estimativa. Habilidade BNCC: EF01MA08.

9. Criação de Sequências Numéricas

Os alunos podem criar sequências numéricas utilizando diferentes padrões, como pares e ímpares. Essa atividade desenvolve o raciocínio lógico e a identificação de padrões. Habilidade BNCC: EF01MA09.

10. Contagem Regressiva

Realizar contagens regressivas em diferentes contextos, como o tempo para o intervalo ou para o final da aula. Essa atividade ajuda a entender a relação entre números e tempo. Habilidade BNCC: EF01MA10.