15 Ideias de Atividades (BNCC) matemática educação infantil formas geométricas

1. Caça às Formas Geométricas

Nesta atividade, os alunos devem explorar a sala de aula ou o pátio da escola em busca de formas geométricas. Os professores podem criar uma lista de formas, como quadrados, triângulos, círculos e retângulos, e os alunos devem desenhar ou fotografar os objetos que encontrarem. Essa atividade desenvolve a observação e a identificação de formas no cotidiano, além de estimular a curiosidade. Habilidade BNCC: (EF01MA01).

2. Montagem de Quebra-Cabeças de Formas

Os alunos podem criar seus próprios quebra-cabeças utilizando formas geométricas recortadas em papel colorido. Após a montagem, os alunos podem trocar os quebra-cabeças entre si, promovendo a interação e o trabalho em equipe. Essa atividade ajuda a desenvolver a percepção espacial e a coordenação motora. Habilidade BNCC: (EF01MA02).

3. Jogo da Memória Geométrico

Crie um jogo da memória com cartas que apresentam diferentes formas geométricas. Os alunos devem encontrar os pares correspondentes, o que ajuda a reforçar o reconhecimento das formas e a memória visual. Essa atividade pode ser realizada em grupos, promovendo a socialização. Habilidade BNCC: (EF01MA03).

4. Desenho com Formas

Peça aos alunos que desenhem uma cena utilizando apenas formas geométricas. Por exemplo, uma casa pode ser desenhada com um quadrado e um triângulo. Essa atividade estimula a criatividade e a compreensão de como as formas podem se combinar para criar novas figuras. Habilidade BNCC: (EF01MA04).

5. Formas na Natureza

Leve os alunos para uma caminhada ao ar livre e peça que identifiquem formas geométricas na natureza, como folhas, flores e pedras. Após a atividade, os alunos podem compartilhar suas descobertas e discutir as formas encontradas. Essa atividade promove a conexão com o meio ambiente e a observação atenta. Habilidade BNCC: (EF01MA05).

6. Construção de Estruturas

Utilizando blocos de montar ou materiais recicláveis, os alunos podem construir estruturas que representem diferentes formas geométricas. Essa atividade incentiva o trabalho em grupo e a aplicação prática do conhecimento sobre formas. Habilidade BNCC: (EF01MA06).

7. Formas em Movimento

Organize uma atividade onde os alunos devem representar diferentes formas geométricas com seus corpos. Por exemplo, formar um triângulo ou um quadrado. Essa atividade promove a expressão corporal e a compreensão das formas de maneira lúdica. Habilidade BNCC: (EF01MA07).

8. Pintura de Formas

Os alunos podem pintar desenhos que contenham formas geométricas, utilizando diferentes cores e texturas. Essa atividade estimula a criatividade e a percepção estética, além de reforçar o reconhecimento das formas. Habilidade BNCC: (EF01MA08).

9. Formas e Música

Crie uma atividade onde os alunos devem associar diferentes formas geométricas a sons ou músicas. Por exemplo, ao ouvir um som agudo, eles podem levantar um triângulo. Essa atividade promove a integração entre arte e matemática. Habilidade BNCC: (EF01MA09).

10. Formas no Dia a Dia

Peça aos alunos que tragam objetos de casa que tenham formas geométricas e apresentem para a turma. Essa atividade ajuda a relacionar o aprendizado com o cotidiano e a desenvolver habilidades de apresentação. Habilidade BNCC: (EF01MA10).

11. Criação de Histórias com Formas

Os alunos podem criar histórias em quadrinhos utilizando formas geométricas como personagens. Essa atividade estimula a criatividade e a narrativa, além de reforçar o aprendizado sobre as formas. Habilidade BNCC: (EF01MA11).

12. Formas em Cartazes

Os alunos podem criar cartazes que representem diferentes formas geométricas, incluindo exemplos do cotidiano. Essa atividade promove a pesquisa e a apresentação visual, além de reforçar o conhecimento sobre as formas. Habilidade BNCC: (EF01MA12).

13. Jogo de Classificação de Formas

Crie um jogo onde os alunos devem classificar diferentes objetos de acordo com suas formas geométricas. Essa atividade ajuda a desenvolver habilidades de categorização e raciocínio lógico. Habilidade BNCC: (EF01MA13).

14. Formas e Cores

Os alunos podem explorar a combinação de formas geométricas com cores diferentes, criando composições artísticas. Essa atividade estimula a criatividade e a percepção visual, além de reforçar o aprendizado sobre as formas. Habilidade BNCC: (EF01MA14).

15. Formas e Tecnologia

Utilize aplicativos ou jogos online que ensinem sobre formas geométricas. Essa atividade integra tecnologia ao aprendizado, tornando-o mais dinâmico e atraente para os alunos. Habilidade BNCC: (EF01MA15).