15 Ideias de Atividades (BNCC) matemática adição e subtração 4º ano

1. Jogo da Adivinhação de Números

Utilize um jogo de adivinhação onde os alunos devem adivinhar um número que foi pensado por um colega, utilizando operações de adição e subtração. Cada aluno pode dar dicas sobre o número, como “é maior que 10” ou “é a soma de 5 e 3”. Essa atividade estimula o raciocínio lógico e a aplicação das operações matemáticas. Habilidade BNCC: EF03MA06.

2. Criação de Histórias em Quadrinhos

Os alunos podem criar histórias em quadrinhos que envolvam situações de adição e subtração. Por exemplo, um personagem que tem 10 maçãs e dá 3 para um amigo. Essa atividade promove a criatividade e a compreensão das operações matemáticas em contextos reais. Habilidade BNCC: EF03MA07.

3. Bingo de Adição e Subtração

Monte um bingo com resultados de operações de adição e subtração. Os alunos devem resolver as operações para marcar os números correspondentes em suas cartelas. Essa atividade é divertida e ajuda a fixar o conteúdo de forma lúdica. Habilidade BNCC: EF03MA06.

4. Caça ao Tesouro Matemático

Organize uma caça ao tesouro onde os alunos devem resolver problemas de adição e subtração para encontrar pistas que levam ao tesouro. Cada pista pode ser uma operação que, ao ser resolvida, indica o próximo local. Habilidade BNCC: EF03MA08.

5. Jogo de Tabuleiro Matemático

Crie um tabuleiro onde os alunos avançam casas ao resolver operações de adição e subtração. Cada casa pode ter um desafio diferente, como “some 5” ou “subtraia 2”. Essa atividade estimula a competição saudável e o aprendizado colaborativo. Habilidade BNCC: EF03MA06.

6. Atividades com Material Manipulativo

Utilize materiais como blocos de montar ou contadores para que os alunos realizem operações de adição e subtração de forma prática. Essa abordagem tátil ajuda na compreensão das quantidades e das operações. Habilidade BNCC: EF03MA06.

7. Desafio do Dia

Proponha um desafio diário onde os alunos devem resolver uma série de problemas de adição e subtração em um tempo determinado. Os alunos podem trabalhar em grupos, promovendo a colaboração e o raciocínio em equipe. Habilidade BNCC: EF03MA08.

8. Criação de Gráficos

Peça aos alunos que coletem dados, como a quantidade de frutas que cada um trouxe para a aula, e utilizem adição e subtração para criar gráficos. Essa atividade integra matemática com ciências e promove a análise de dados. Habilidade BNCC: EF03MA09.

9. Problemas do Cotidiano

Apresente problemas do cotidiano que envolvam adição e subtração, como calcular o troco em uma compra. Os alunos devem resolver os problemas e apresentar suas soluções. Essa atividade conecta a matemática com a vida real. Habilidade BNCC: EF03MA07.

10. Música Matemática

Crie uma música ou rima que envolva adição e subtração. Os alunos podem compor suas próprias letras e apresentar para a turma. Essa atividade estimula a memorização e a diversão ao aprender matemática. Habilidade BNCC: EF03MA06.

11. Jogo da Memória

Desenvolva um jogo da memória com pares de cartões que contenham operações de adição e subtração e seus respectivos resultados. Os alunos devem encontrar os pares corretos, o que ajuda na fixação do conteúdo. Habilidade BNCC: EF03MA06.

12. Desenho de Números

Peça aos alunos que desenhem situações que envolvam adição e subtração, como “se eu tenho 8 balas e dou 3, quantas sobram?”. Essa atividade estimula a criatividade e a visualização das operações. Habilidade BNCC: EF03MA07.

13. Jogos Online

Utilize plataformas de jogos online que ofereçam atividades de adição e subtração. Os alunos podem jogar individualmente ou em grupos, promovendo a interação e o aprendizado digital. Habilidade BNCC: EF03MA06.

14. Relato de Experiências

Os alunos podem relatar experiências pessoais que envolvam adição e subtração, como contar quantos amigos foram à festa de aniversário. Essa atividade promove a oralidade e a aplicação prática da matemática. Habilidade BNCC: EF03MA08.

15. Desafios em Duplas

Forme duplas e proponha desafios de adição e subtração, onde um aluno faz a operação e o outro verifica a resposta. Essa atividade incentiva a colaboração e a revisão do conteúdo. Habilidade BNCC: EF03MA06.