15 Ideias de Atividades (BNCC) de matemática 7º ano números racionais

1. Jogo de Cartas com Números Racionais

Utilize um baralho com frações e números decimais. Os alunos devem formar pares que representem a mesma quantidade. Essa atividade desenvolve a habilidade de comparação e equivalência entre números racionais. Habilidade BNCC: EF07MA08.

2. Criação de Gráficos com Dados Reais

Os alunos coletam dados sobre a altura de colegas e representam graficamente. A atividade promove a interpretação de gráficos e a relação entre números racionais e suas representações. Habilidade BNCC: EF07MA07.

3. Resolução de Problemas com Frações

Apresente situações-problema que envolvam adição e subtração de frações. Os alunos devem resolver em grupos, discutindo as estratégias utilizadas. Essa atividade estimula o raciocínio lógico e a colaboração. Habilidade BNCC: EF07MA05.

4. Atividade de Comparação de Números Decimais

Os alunos recebem uma lista de números decimais e devem ordená-los do menor para o maior. Essa prática ajuda na compreensão da ordem dos números racionais e suas propriedades. Habilidade BNCC: EF07MA06.

5. Criação de Receitas com Frações

Os alunos devem criar uma receita utilizando frações para medir os ingredientes. Em seguida, apresentam suas receitas para a turma, promovendo a prática de multiplicação e divisão de frações. Habilidade BNCC: EF07MA04.

6. Jogo de Tabuleiro com Números Racionais

Desenvolva um jogo de tabuleiro onde os alunos avançam casas ao resolver problemas envolvendo números racionais. Essa atividade torna o aprendizado lúdico e dinâmico. Habilidade BNCC: EF07MA09.

7. Análise de Preços em Promoções

Os alunos devem analisar folhetos de supermercados e calcular o preço unitário de produtos em promoção. Essa atividade relaciona números racionais ao cotidiano e desenvolve habilidades de cálculo. Habilidade BNCC: EF07MA10.

8. Estudo de Gráficos de Barras

Os alunos criam gráficos de barras utilizando dados coletados em pesquisas. Essa atividade ajuda na visualização de dados e na interpretação de informações numéricas. Habilidade BNCC: EF07MA07.

9. Desafio de Cálculo Mental

Promova um desafio de cálculo mental envolvendo operações com números racionais. Os alunos devem resolver as questões rapidamente, estimulando a agilidade e a precisão. Habilidade BNCC: EF07MA03.

10. Criação de Jogos Online

Os alunos desenvolvem um jogo online que envolve questões sobre números racionais. Essa atividade integra tecnologia ao aprendizado e estimula a criatividade. Habilidade BNCC: EF07MA11.

11. Estudo de Proporções em Receitas

Os alunos devem ajustar uma receita para diferentes porções, utilizando frações e números decimais. Essa atividade reforça a compreensão de proporções e escalas. Habilidade BNCC: EF07MA04.

12. Debate sobre Números Racionais

Organize um debate onde os alunos discutem a importância dos números racionais em diversas áreas, como finanças e ciências. Essa atividade estimula o pensamento crítico. Habilidade BNCC: EF07MA12.

13. Criação de Histórias em Quadrinhos

Os alunos criam histórias em quadrinhos que envolvem situações com números racionais. Essa atividade promove a criatividade e a aplicação prática do conhecimento matemático. Habilidade BNCC: EF07MA13.

14. Análise de Gráficos de Pizza

Os alunos analisam gráficos de pizza que representam dados coletados em pesquisas. Eles devem interpretar as informações e apresentar suas conclusões. Habilidade BNCC: EF07MA07.

15. Projeto de Pesquisa sobre Números Racionais

Os alunos realizam um projeto de pesquisa sobre a história dos números racionais e suas aplicações. Essa atividade estimula a pesquisa e a apresentação de resultados. Habilidade BNCC: EF07MA14.