15 Ideias de Atividades (BNCC) matemática 5º ano ensino fundamental

1. Jogo da Batalha Naval Matemática

Os alunos jogam uma versão do clássico Batalha Naval, mas com operações matemáticas. Cada jogador deve calcular a resposta de uma operação para descobrir a posição do barco adversário. Essa atividade desenvolve o raciocínio lógico e a agilidade nas operações. Habilidade BNCC: EF05MA01.

2. Criação de Gráficos com Dados Reais

Os alunos coletam dados sobre a temperatura da cidade durante uma semana e, em seguida, criam gráficos de barras e linhas para representar essas informações. Essa atividade estimula a interpretação de dados e a visualização gráfica. Habilidade BNCC: EF05MA12.

3. Caça ao Tesouro Matemático

Os alunos recebem pistas que envolvem problemas matemáticos para resolver. Cada resposta correta leva a uma nova pista, até que eles encontrem o “tesouro”. Essa atividade promove o trabalho em equipe e a resolução de problemas. Habilidade BNCC: EF05MA03.

4. Montagem de Quebra-Cabeças Numéricos

Os alunos montam quebra-cabeças que envolvem operações matemáticas. Cada peça do quebra-cabeça contém uma operação e a resposta correta deve ser encaixada. Essa atividade ajuda na fixação de conceitos matemáticos. Habilidade BNCC: EF05MA04.

5. Desafio de Cálculo Mental

Os alunos participam de um desafio onde devem resolver operações matemáticas mentalmente em um tempo determinado. Essa atividade estimula a rapidez e a precisão no cálculo. Habilidade BNCC: EF05MA02.

6. Criação de Jogos de Tabuleiro Matemáticos

Os alunos criam seus próprios jogos de tabuleiro que envolvem questões matemáticas. Eles devem pensar nas regras e nos desafios que os jogadores enfrentarão. Essa atividade incentiva a criatividade e o pensamento crítico. Habilidade BNCC: EF05MA10.

7. Atividades com Dinheiro Fictício

Os alunos recebem uma quantia de dinheiro fictício e devem realizar compras em uma “loja” montada na sala de aula. Essa atividade ensina sobre adição, subtração e o valor do dinheiro. Habilidade BNCC: EF05MA09.

8. Estudo de Figuras Geométricas com Materiais Recicláveis

Os alunos utilizam materiais recicláveis para criar figuras geométricas e, em seguida, apresentam suas criações, explicando as propriedades de cada figura. Essa atividade promove a prática da geometria de forma lúdica. Habilidade BNCC: EF05MA07.

9. Resolução de Problemas em Grupo

Os alunos são divididos em grupos e recebem problemas matemáticos para resolver em conjunto. Cada grupo deve apresentar sua solução e o raciocínio utilizado. Essa atividade desenvolve a colaboração e a comunicação. Habilidade BNCC: EF05MA05.

10. Criação de Histórias em Quadrinhos Matemáticas

Os alunos criam histórias em quadrinhos que envolvem situações matemáticas. Eles devem incluir problemas e soluções nas narrativas. Essa atividade estimula a criatividade e a aplicação dos conceitos matemáticos em contextos reais. Habilidade BNCC: EF05MA06.

11. Experimentos com Medidas

Os alunos realizam experimentos práticos para medir diferentes objetos utilizando régua e fita métrica. Eles devem registrar as medidas e comparar os resultados. Essa atividade ensina sobre unidades de medida e estimativa. Habilidade BNCC: EF05MA08.

12. Jogo de Memória Matemático

Os alunos jogam um jogo de memória onde as cartas contêm operações e suas respectivas respostas. Essa atividade ajuda na memorização e no reconhecimento de padrões. Habilidade BNCC: EF05MA01.

13. Criação de Calendários Matemáticos

Os alunos criam um calendário onde cada dia apresenta um desafio matemático diferente. Eles devem resolver o desafio do dia e registrar suas respostas. Essa atividade incentiva a prática diária da matemática. Habilidade BNCC: EF05MA11.

14. Simulação de Compras em Supermercado

Os alunos simulam uma ida ao supermercado, onde devem calcular o total das compras e o troco a receber. Essa atividade ensina sobre adição, subtração e a importância do planejamento financeiro. Habilidade BNCC: EF05MA09.

15. Desenho de Gráficos de Pizza

Os alunos coletam dados sobre suas frutas favoritas e, em seguida, desenham gráficos de pizza para representar as informações. Essa atividade ensina sobre porcentagens e a representação de dados. Habilidade BNCC: EF05MA12.