15 Ideias de Atividades (BNCC) matemática 3º ano fundamental

1. Jogo da Memória com Números

Uma atividade divertida que envolve a criação de um jogo da memória utilizando cartões com números e suas respectivas quantidades. Os alunos devem encontrar os pares correspondentes, desenvolvendo habilidades de reconhecimento numérico e associação. Habilidade BNCC: EF03MA01.

2. Caça ao Tesouro Matemático

Os alunos recebem pistas que envolvem operações matemáticas para encontrar um “tesouro” escondido na escola. Cada pista leva a um novo local, onde eles devem resolver um problema para avançar. Habilidade BNCC: EF03MA02.

3. Criação de Gráficos com Dados Reais

Os alunos coletam dados sobre suas frutas favoritas e, em seguida, criam gráficos de barras ou pizza para representar essas informações. Essa atividade promove a interpretação de dados e a visualização gráfica. Habilidade BNCC: EF03MA03.

4. Jogos de Tabuleiro Matemáticos

Desenvolver um jogo de tabuleiro onde os alunos precisam resolver problemas matemáticos para avançar. Isso pode incluir adição, subtração e multiplicação, tornando o aprendizado lúdico e interativo. Habilidade BNCC: EF03MA04.

5. Atividade de Medidas com Objetos do Dia a Dia

Os alunos trazem objetos de casa e medem suas dimensões utilizando réguas. Em seguida, discutem as medidas em grupos, promovendo a prática de comparação e estimativa. Habilidade BNCC: EF03MA05.

6. Contagem de Dinheiro

Simular uma loja na sala de aula onde os alunos podem “comprar” e “vender” produtos utilizando dinheiro fictício. Essa atividade ajuda a desenvolver habilidades de contagem e operações com valores monetários. Habilidade BNCC: EF03MA06.

7. Desafio de Problemas Matemáticos

Apresentar aos alunos uma série de problemas matemáticos desafiadores que eles devem resolver em grupos. Isso estimula o raciocínio lógico e a colaboração entre os alunos. Habilidade BNCC: EF03MA07.

8. Construção de Formas Geométricas

Utilizando materiais recicláveis, os alunos constroem formas geométricas e discutem suas propriedades. Essa atividade promove a compreensão de conceitos geométricos de forma prática e divertida. Habilidade BNCC: EF03MA08.

9. Atividade de Sequências Numéricas

Os alunos devem criar e identificar sequências numéricas, utilizando objetos ou desenhos. Essa atividade ajuda a desenvolver o raciocínio lógico e a percepção de padrões. Habilidade BNCC: EF03MA09.

10. Contagem e Agrupamento de Objetos

Os alunos recebem uma quantidade de objetos e devem agrupá-los de diferentes maneiras (pares, trios, etc.), discutindo as diferentes formas de contagem e agrupamento. Habilidade BNCC: EF03MA10.

11. Criação de Histórias Matemáticas

Os alunos criam histórias que envolvem problemas matemáticos, apresentando-as para a turma. Isso estimula a criatividade e a aplicação prática dos conceitos matemáticos. Habilidade BNCC: EF03MA11.

12. Experimentos com Frações

Utilizando alimentos como frutas ou bolachas, os alunos aprendem sobre frações ao dividir os itens e discutir as partes. Essa atividade torna o conceito de frações mais tangível e compreensível. Habilidade BNCC: EF03MA12.

13. Jogo de Dados Matemático

Os alunos jogam dados e realizam operações matemáticas com os números que saem, promovendo a prática de adição e subtração de forma lúdica. Habilidade BNCC: EF03MA13.

14. Atividade de Classificação de Objetos

Os alunos classificam objetos de acordo com diferentes critérios (cor, tamanho, forma), desenvolvendo habilidades de organização e categorização. Habilidade BNCC: EF03MA14.

15. Criação de um Calendário Matemático

Os alunos criam um calendário onde cada dia apresenta um desafio matemático diferente. Isso incentiva a prática diária e a resolução de problemas. Habilidade BNCC: EF03MA15.