15 Ideias de Atividades (BNCC) matemática 3º ano

1. Jogo da Memória com Números

Uma atividade divertida que estimula a memória e o reconhecimento de números. Os alunos devem criar pares de cartões com números e suas representações gráficas. Essa atividade está alinhada à habilidade BNCC EF03MA01, que envolve a leitura e a escrita de números até 100.

2. Caça ao Tesouro Matemático

Os alunos recebem pistas que envolvem problemas matemáticos para encontrar um “tesouro” escondido na escola. Essa atividade promove a resolução de problemas e está relacionada à habilidade EF03MA02, que trata da resolução de problemas com adição e subtração.

3. Criação de Gráficos com Dados da Turma

Os alunos coletam dados sobre a altura, idade ou outra característica da turma e criam gráficos para representar essas informações. Essa atividade atende à habilidade EF03MA03, que envolve a coleta e a organização de dados.

4. Jogos de Tabuleiro Matemáticos

Desenvolver um jogo de tabuleiro onde os alunos precisam resolver questões matemáticas para avançar. Essa atividade está alinhada à habilidade EF03MA04, que envolve a resolução de problemas em situações do cotidiano.

5. Atividade de Comparação de Números

Os alunos recebem diferentes números e devem organizá-los em ordem crescente ou decrescente. Essa atividade está relacionada à habilidade EF03MA05, que trata da comparação e ordenação de números.

6. Montagem de Quebra-Cabeças Numéricos

Os alunos montam quebra-cabeças que envolvem operações matemáticas. Cada peça do quebra-cabeça representa uma operação que, quando unida, forma uma equação. Essa atividade atende à habilidade EF03MA06, que envolve a compreensão de operações matemáticas.

7. Criação de Histórias em Quadrinhos com Problemas Matemáticos

Os alunos criam histórias em quadrinhos que envolvem situações matemáticas, promovendo a leitura e a interpretação. Essa atividade está alinhada à habilidade EF03MA07, que envolve a interpretação de textos matemáticos.

8. Experimentos com Medidas

Realizar experimentos práticos que envolvem medidas, como medir a altura de objetos ou a capacidade de recipientes. Essa atividade atende à habilidade EF03MA08, que trata da utilização de unidades de medida.

9. Criação de Jogos de Cartas Matemáticos

Os alunos criam um jogo de cartas onde cada carta representa um número ou uma operação. O objetivo é formar pares ou resolver operações. Essa atividade está relacionada à habilidade EF03MA09, que envolve a prática de operações matemáticas.

10. Desenho de Figuras Geométricas

Os alunos desenham figuras geométricas e exploram suas propriedades, como lados e ângulos. Essa atividade atende à habilidade EF03MA10, que envolve a identificação e a classificação de figuras geométricas.