15 Ideias de Atividades (BNCC) matemática 1º ano adição

1. Jogo da Adição com Dados

Utilize dados para criar um jogo interativo onde os alunos devem lançar os dados e somar os números obtidos. Essa atividade estimula a prática da adição de forma lúdica e divertida. Os alunos podem jogar em duplas ou grupos, e o professor pode acompanhar e corrigir as somas. Habilidade BNCC: (EF01MA06) – Resolver e elaborar problemas que envolvam adição.

2. Cartões de Adição

Crie cartões com diferentes operações de adição, onde os alunos devem encontrar o par correspondente que resulta na mesma soma. Essa atividade ajuda a desenvolver o reconhecimento de padrões e a agilidade na resolução de problemas. Habilidade BNCC: (EF01MA06) – Resolver e elaborar problemas que envolvam adição.

3. Contagem de Objetos

Peça aos alunos que tragam objetos de casa, como tampinhas ou brinquedos, e que realizem contagens e adições com eles. Essa atividade promove a manipulação de materiais concretos, facilitando a compreensão do conceito de adição. Habilidade BNCC: (EF01MA06) – Resolver e elaborar problemas que envolvam adição.

4. Quebra-Cabeça de Adição

Crie um quebra-cabeça onde cada peça representa uma operação de adição e a soma correta. Os alunos devem montar o quebra-cabeça, associando as operações às suas respectivas respostas. Isso estimula o raciocínio lógico e a memorização das adições. Habilidade BNCC: (EF01MA06) – Resolver e elaborar problemas que envolvam adição.

5. Música da Adição

Desenvolva uma canção que inclua operações de adição. Os alunos podem cantar e, ao mesmo tempo, resolver as adições apresentadas na letra. Essa atividade une música e matemática, tornando o aprendizado mais prazeroso. Habilidade BNCC: (EF01MA06) – Resolver e elaborar problemas que envolvam adição.

6. Adição com Desenhos

Peça aos alunos que desenhem situações que envolvam adição, como “Eu tenho 3 maçãs e meu amigo me dá 2”. Eles devem ilustrar e escrever a operação correspondente. Essa atividade estimula a criatividade e a expressão artística, além de reforçar o conceito de adição. Habilidade BNCC: (EF01MA06) – Resolver e elaborar problemas que envolvam adição.

7. Jogo da Memória de Adição

Crie um jogo da memória com pares de cartões que contenham operações de adição e suas respectivas respostas. Os alunos devem encontrar os pares corretos, o que ajuda a fixar o conteúdo de forma lúdica. Habilidade BNCC: (EF01MA06) – Resolver e elaborar problemas que envolvam adição.

8. Adição com Dinheiro de Brinquedo

Utilize dinheiro de brinquedo para simular compras. Os alunos devem calcular o total das compras, praticando a adição de valores. Essa atividade é excelente para introduzir conceitos financeiros de forma prática e divertida. Habilidade BNCC: (EF01MA06) – Resolver e elaborar problemas que envolvam adição.

9. Histórias Matemáticas

Crie histórias que envolvam situações de adição, onde os alunos devem resolver os problemas apresentados. Essa atividade estimula a leitura e a interpretação de texto, além de desenvolver o raciocínio lógico. Habilidade BNCC: (EF01MA06) – Resolver e elaborar problemas que envolvam adição.

10. Adição em Grupos

Divida a turma em grupos e proponha desafios de adição, onde cada grupo deve resolver um problema e apresentar a solução para a turma. Essa atividade promove o trabalho em equipe e a troca de conhecimentos entre os alunos. Habilidade BNCC: (EF01MA06) – Resolver e elaborar problemas que envolvam adição.

11. Adição com Jogos Digitais

Utilize aplicativos e jogos online que envolvam adição. Os alunos podem praticar em casa ou na escola, tornando o aprendizado mais interativo e atraente. Habilidade BNCC: (EF01MA06) – Resolver e elaborar problemas que envolvam adição.

12. Adição com Material Dourado

Utilize material dourado (ou outro material manipulativo) para ensinar adição. Os alunos podem representar as adições fisicamente, o que facilita a compreensão do conceito. Habilidade BNCC: (EF01MA06) – Resolver e elaborar problemas que envolvam adição.

13. Adição em Duplas

Proponha que os alunos trabalhem em duplas para resolver problemas de adição. Essa interação ajuda a desenvolver habilidades sociais e de comunicação, além de reforçar o aprendizado matemático. Habilidade BNCC: (EF01MA06) – Resolver e elaborar problemas que envolvam adição.

14. Adição com Jogos de Tabuleiro

Crie um jogo de tabuleiro onde os alunos devem avançar casas ao resolver operações de adição. Essa atividade torna o aprendizado dinâmico e divertido, incentivando a competição saudável. Habilidade BNCC: (EF01MA06) – Resolver e elaborar problemas que envolvam adição.

15. Adição com Cartazes

Peça aos alunos que criem cartazes ilustrando diferentes operações de adição. Eles podem expor seus trabalhos na sala de aula, promovendo a troca de ideias e o aprendizado colaborativo. Habilidade BNCC: (EF01MA06) – Resolver e elaborar problemas que envolvam adição.