15 Ideias de Atividades (BNCC) matemática 1º ano ensino médio

1. Jogo da Memória com Números

Uma atividade lúdica que envolve a criação de um jogo da memória utilizando cartas com operações matemáticas e seus resultados. Os alunos devem encontrar os pares correspondentes, desenvolvendo habilidades de raciocínio lógico e memorização. Habilidade BNCC: (EF01MA01) – Resolver e elaborar problemas que envolvam adição e subtração.

2. Criação de Gráficos com Dados Reais

Os alunos coletam dados sobre a altura de seus colegas e, em seguida, utilizam esses dados para criar gráficos de barras. Essa atividade promove a compreensão de representações gráficas e a análise de dados. Habilidade BNCC: (EF01MA10) – Ler e interpretar gráficos e tabelas simples.

3. Caça ao Tesouro Matemático

Organize uma caça ao tesouro onde cada pista é uma questão matemática que deve ser resolvida para encontrar a próxima localização. Essa atividade estimula o trabalho em equipe e a aplicação prática dos conceitos matemáticos. Habilidade BNCC: (EF01MA03) – Resolver problemas que envolvam as quatro operações.

4. Construção de Figuras Geométricas

Os alunos utilizam materiais recicláveis para construir figuras geométricas, como cubos e pirâmides. Essa atividade ajuda a entender as propriedades das formas e a importância da geometria no cotidiano. Habilidade BNCC: (EF01MA08) – Identificar e classificar figuras geométricas.

5. Jogo de Dados e Probabilidades

Utilizando dados, os alunos jogam e registram os resultados, discutindo a probabilidade de cada resultado. Essa atividade introduz conceitos de estatística e probabilidade de maneira divertida. Habilidade BNCC: (EF01MA09) – Explorar e analisar dados em situações cotidianas.

6. Resolução de Problemas em Grupo

Divida a turma em grupos e proponha problemas matemáticos que devem ser resolvidos coletivamente. Essa atividade incentiva a colaboração e o desenvolvimento de estratégias de resolução. Habilidade BNCC: (EF01MA02) – Resolver problemas em diferentes contextos.

7. Criação de Sequências Numéricas

Os alunos devem criar e apresentar sequências numéricas, identificando padrões e regras. Essa atividade estimula o raciocínio lógico e a percepção de padrões matemáticos. Habilidade BNCC: (EF01MA05) – Identificar e continuar sequências numéricas.

8. Atividade de Medidas com Objetos do Dia a Dia

Os alunos medem objetos da sala de aula utilizando réguas e fitas métricas, registrando suas medidas. Essa atividade ajuda a compreender a importância das medidas na matemática e no cotidiano. Habilidade BNCC: (EF01MA07) – Medir e estimar medidas de objetos.

9. Criação de Problemas Matemáticos

Os alunos criam seus próprios problemas matemáticos e trocam com os colegas para resolver. Essa atividade estimula a criatividade e a aplicação dos conceitos aprendidos. Habilidade BNCC: (EF01MA04) – Elaborar e resolver problemas matemáticos.

10. Jogo de Tabuleiro Matemático

Desenvolver um jogo de tabuleiro onde os alunos avançam casas ao resolver questões matemáticas. Essa atividade torna o aprendizado mais dinâmico e interativo. Habilidade BNCC: (EF01MA06) – Utilizar estratégias para resolver problemas matemáticos.