15 Ideias de Atividades (BNCC) matemática 1º ano ensino fundamental

1. Jogo da Memória com Números

Uma atividade divertida que envolve a criação de um jogo da memória utilizando cartões com números e quantidades. Os alunos devem encontrar os pares correspondentes, desenvolvendo habilidades de reconhecimento numérico e memória. Essa atividade está alinhada à habilidade BNCC (EF01MA01), que aborda a leitura e a escrita de números.

2. Contagem de Objetos

Os alunos podem coletar objetos da sala de aula ou do pátio da escola e contar quantos itens têm de cada tipo. Essa atividade estimula a contagem e a comparação de quantidades, alinhando-se à habilidade BNCC (EF01MA02), que trata da contagem e da comparação de quantidades.

3. Criação de Gráficos Simples

Após a contagem de objetos, os alunos podem criar gráficos simples para representar visualmente os dados coletados. Essa atividade ajuda a desenvolver a interpretação de dados e a habilidade de organizar informações, conforme a habilidade BNCC (EF01MA03).

4. Jogos de Tabuleiro Matemáticos

Utilizar jogos de tabuleiro que envolvam operações matemáticas simples, como adição e subtração, pode ser uma forma lúdica de ensinar matemática. Os alunos jogam em grupos, praticando as operações e desenvolvendo o raciocínio lógico, alinhando-se à habilidade BNCC (EF01MA04).

5. Atividades com Dinheiro de Brinquedo

Simular compras utilizando dinheiro de brinquedo é uma excelente maneira de ensinar os alunos sobre valores e trocas. Essa atividade permite que eles pratiquem a contagem de dinheiro e a realização de operações matemáticas, alinhando-se à habilidade BNCC (EF01MA05).

6. Desenho de Formas Geométricas

Os alunos podem desenhar e colorir formas geométricas, como círculos, quadrados e triângulos. Essa atividade ajuda a reconhecer e nomear as formas, além de desenvolver a coordenação motora, conforme a habilidade BNCC (EF01MA06).

7. Caça ao Tesouro Matemático

Organizar uma caça ao tesouro onde os alunos precisam resolver problemas matemáticos para encontrar pistas é uma maneira envolvente de aprender. Cada pista pode levar a uma nova operação ou desafio, alinhando-se à habilidade BNCC (EF01MA07).

8. Roda de Números

Realizar uma roda de números onde cada aluno deve falar um número e realizar uma operação matemática simples com ele. Essa atividade promove a oralidade e a prática de operações, alinhando-se à habilidade BNCC (EF01MA08).

9. Criação de Histórias com Números

Os alunos podem criar pequenas histórias que envolvam números e operações matemáticas. Essa atividade estimula a criatividade e a aplicação da matemática em contextos reais, alinhando-se à habilidade BNCC (EF01MA09).

10. Atividades de Sequência Numérica

Os alunos podem praticar a sequência numérica através de jogos e exercícios que envolvem a ordenação de números. Essa atividade é fundamental para o desenvolvimento do raciocínio lógico, alinhando-se à habilidade BNCC (EF01MA10).