15 Ideias de Atividades (BNCC) Maria Vai Com as Outras

1. Jogo de Imitação

Uma atividade que estimula a criatividade e a expressão corporal dos alunos. Os estudantes devem imitar diferentes personagens ou animais, promovendo a interação e o desenvolvimento da empatia. Essa atividade está alinhada com a habilidade da BNCC EF15AR01, que aborda a expressão e a comunicação através da arte.

2. Contação de Histórias

Os alunos podem criar e contar suas próprias histórias, utilizando elementos visuais como desenhos ou fantoches. Essa atividade ajuda a desenvolver a linguagem oral e a criatividade, alinhando-se à habilidade EF15LP01 da BNCC, que incentiva a produção de narrativas.

3. Dança das Cadeiras

Um clássico jogo que promove a socialização e o trabalho em equipe. Os alunos dançam ao redor de cadeiras dispostas em círculo e, quando a música para, devem encontrar um lugar para sentar. Essa atividade está relacionada à habilidade EF15EF01, que trata da convivência e do respeito às regras.

4. Criação de Cartazes

Os alunos podem criar cartazes sobre temas relevantes, utilizando recortes de revistas e desenhos. Essa atividade estimula a pesquisa e a expressão artística, alinhando-se à habilidade EF15AR02 da BNCC, que envolve a produção de arte visual.

5. Teatro de Fantoches

Os estudantes podem criar um pequeno teatro de fantoches, desenvolvendo diálogos e personagens. Essa atividade promove a criatividade e a expressão oral, alinhando-se à habilidade EF15LP02 da BNCC, que incentiva a dramatização de histórias.

6. Jogo de Perguntas e Respostas

Os alunos podem participar de um jogo de perguntas sobre temas estudados, promovendo a revisão de conteúdos de forma lúdica. Essa atividade está alinhada à habilidade EF15LP03, que envolve a compreensão e a produção de textos orais.

7. Atividade de Música e Movimento

Os alunos podem criar uma coreografia para uma música conhecida, promovendo a coordenação motora e a expressão corporal. Essa atividade se relaciona à habilidade EF15EF02, que aborda a dança e a expressão corporal.

8. Jogo de Roda

Os estudantes podem participar de brincadeiras de roda, como “Ciranda Cirandinha”, que promovem a interação e o trabalho em grupo. Essa atividade está alinhada à habilidade EF15EF03, que trata da importância da convivência em grupo.

9. Criação de Histórias em Quadrinhos

Os alunos podem criar suas próprias histórias em quadrinhos, desenvolvendo a narrativa visual e a criatividade. Essa atividade se relaciona à habilidade EF15LP04, que incentiva a produção de textos em diferentes formatos.

10. Oficina de Artesanato

Os estudantes podem participar de uma oficina de artesanato, utilizando materiais recicláveis para criar objetos. Essa atividade promove a sustentabilidade e a expressão artística, alinhando-se à habilidade EF15AR03, que envolve a criação de obras de arte a partir de materiais diversos.