15 Ideias de Atividades (BNCC) maquete da sala de aula

1. Maquete da Cidade Ideal

Nesta atividade, os alunos devem criar uma maquete que represente a cidade ideal, levando em consideração aspectos como infraestrutura, meio ambiente e convivência social. Os alunos podem utilizar materiais recicláveis e devem apresentar sua maquete, explicando as escolhas feitas. Habilidade BNCC: GE1.1 – Identificar e analisar as características do espaço geográfico.

2. Maquete do Sistema Solar

Os alunos irão construir uma maquete do sistema solar, utilizando bolas de isopor ou outros materiais para representar os planetas. A atividade deve incluir a pesquisa sobre as características de cada planeta e a disposição correta no espaço. Habilidade BNCC: EF2.3 – Compreender a posição e a movimentação dos planetas no sistema solar.

3. Maquete de um Ecossistema

Os alunos devem criar uma maquete que represente um ecossistema específico, como uma floresta, um deserto ou um ambiente aquático. Eles devem incluir elementos como plantas, animais e o clima do local. Habilidade BNCC: EF2.5 – Identificar as interações entre os seres vivos e o meio ambiente.

4. Maquete Histórica

Os alunos irão escolher um evento histórico e criar uma maquete que represente esse momento. Podem usar figuras, objetos e materiais que ajudem a contar a história. Habilidade BNCC: EF15HI01 – Analisar e interpretar diferentes fontes históricas.

5. Maquete de um Experimento Científico

Nesta atividade, os alunos devem criar uma maquete que represente um experimento científico, explicando os conceitos envolvidos. Eles podem demonstrar reações químicas ou fenômenos físicos. Habilidade BNCC: EF09CI01 – Planejar e realizar investigações científicas.

6. Maquete de um Habitat Animal

Os alunos devem construir uma maquete que represente o habitat de um animal específico, incluindo as condições necessárias para sua sobrevivência. Habilidade BNCC: EF2.4 – Compreender a relação entre os seres vivos e o ambiente.

7. Maquete de um Projeto de Sustentabilidade

Os alunos irão desenvolver uma maquete que represente um projeto de sustentabilidade, como um jardim comunitário ou uma usina de energia renovável. Habilidade BNCC: EF15CI03 – Propor soluções para problemas ambientais.

8. Maquete de um Circuito Elétrico

Nesta atividade, os alunos devem criar uma maquete que demonstre o funcionamento de um circuito elétrico simples, utilizando lâmpadas, fios e baterias. Habilidade BNCC: EF09CI02 – Compreender os princípios básicos da eletricidade.

9. Maquete de um Monumento Histórico

Os alunos devem escolher um monumento histórico e criar uma maquete que o represente, incluindo informações sobre sua importância cultural e histórica. Habilidade BNCC: EF15HI02 – Reconhecer a importância do patrimônio cultural.

10. Maquete de um Sistema de Transporte

Os alunos irão desenvolver uma maquete que represente um sistema de transporte, como uma cidade com ônibus, trens e bicicletas. Eles devem discutir a importância da mobilidade urbana. Habilidade BNCC: EF15GE03 – Analisar os sistemas de transporte e sua relação com o espaço geográfico.