15 Ideias de Atividades (BNCC) maquete

1. Maquete de Ecossistema

Os alunos podem criar uma maquete representando um ecossistema específico, como uma floresta, deserto ou oceano. Essa atividade permite que os estudantes explorem a biodiversidade e as interações entre os seres vivos. Habilidade BNCC: CIENCIAS – 3º ano – EF03CI03, que envolve a identificação de seres vivos e suas relações.

2. Maquete de Cidade Sustentável

Nesta atividade, os alunos devem projetar uma cidade sustentável, incluindo áreas verdes, fontes de energia renovável e transporte público. A proposta estimula a reflexão sobre urbanização e sustentabilidade. Habilidade BNCC: GEOGRAFIA – 5º ano – EF05GE03, que trata da organização do espaço geográfico.

3. Maquete do Sistema Solar

Os estudantes podem construir uma maquete do sistema solar, representando os planetas e suas órbitas. Essa atividade é excelente para ensinar sobre astronomia e a posição da Terra no universo. Habilidade BNCC: CIENCIAS – 6º ano – EF06CI01, que aborda o sistema solar e suas características.

4. Maquete de Ciclo da Água

Os alunos podem criar uma maquete que ilustre o ciclo da água, incluindo evaporação, condensação e precipitação. Essa atividade ajuda a entender a importância da água e suas transformações. Habilidade BNCC: CIENCIAS – 4º ano – EF04CI02, que discute os ciclos naturais.

5. Maquete de Habitat Animal

Os estudantes podem desenvolver uma maquete que represente o habitat de um animal específico, destacando as características do ambiente. Essa atividade promove o conhecimento sobre a fauna e a flora. Habilidade BNCC: CIENCIAS – 3º ano – EF03CI01, que envolve a identificação de habitats.

6. Maquete de Monumentos Históricos

Nesta atividade, os alunos devem construir maquetes de monumentos históricos, como o Cristo Redentor ou o Coliseu. Isso ajuda a compreender a importância cultural e histórica desses locais. Habilidade BNCC: HISTORIA – 5º ano – EF05HI03, que trata da valorização do patrimônio cultural.

7. Maquete de Ciclo de Vida de uma Planta

Os alunos podem criar uma maquete que represente as etapas do ciclo de vida de uma planta, desde a semente até a planta adulta. Essa atividade é fundamental para entender a botânica. Habilidade BNCC: CIENCIAS – 2º ano – EF02CI01, que aborda o desenvolvimento das plantas.

8. Maquete de Experimentos Científicos

Os estudantes podem desenvolver uma maquete que ilustre um experimento científico, como a germinação de sementes ou a mistura de substâncias. Essa atividade estimula o método científico. Habilidade BNCC: CIENCIAS – 4º ano – EF04CI03, que envolve a observação e a experimentação.

9. Maquete de Cultura Indígena

Nesta atividade, os alunos podem criar uma maquete que represente a cultura de um povo indígena, incluindo habitações, vestimentas e rituais. Isso promove o respeito e a valorização da diversidade cultural. Habilidade BNCC: HISTORIA – 6º ano – EF06HI02, que discute as culturas indígenas.

10. Maquete de Circuito Elétrico

Os alunos podem construir uma maquete de um circuito elétrico simples, utilizando materiais como fios, lâmpadas e baterias. Essa atividade é essencial para entender os princípios da eletricidade. Habilidade BNCC: CIENCIAS – 5º ano – EF05CI04, que aborda a eletricidade e suas aplicações.