15 Ideias de Atividades (BNCC) Mais Educação esporte

1. Jogo de Quebra-Gelo: Conhecendo os Colegas

Uma atividade que promove a interação entre os alunos, onde cada um deve se apresentar e compartilhar uma curiosidade sobre si mesmo. Essa dinâmica ajuda a criar um ambiente mais acolhedor e colaborativo. Habilidade BNCC: EF15EF01.

2. Corrida de Revezamento: Trabalho em Equipe

Divida a turma em equipes e organize uma corrida de revezamento. Cada aluno deve correr uma distância determinada e passar o bastão para o próximo. Essa atividade estimula o trabalho em equipe e a resistência física. Habilidade BNCC: EF15EF02.

3. Oficina de Danças Folclóricas

Promova uma oficina onde os alunos aprendem danças folclóricas de diferentes regiões do Brasil. Essa atividade valoriza a cultura local e desenvolve a coordenação motora. Habilidade BNCC: EF15EF03.

4. Mini-Olimpíadas: Competição Saudável

Organize um evento de mini-olimpíadas com diversas modalidades esportivas, como corrida, salto em distância e arremesso de peso. Essa atividade incentiva a prática esportiva e a superação de limites. Habilidade BNCC: EF15EF04.

5. Criação de um Jogo de Tabuleiro Esportivo

Os alunos devem criar um jogo de tabuleiro que envolva regras de esportes e atividades físicas. Essa atividade estimula a criatividade e o raciocínio lógico. Habilidade BNCC: EF15EF05.

6. Aula de Yoga: Equilíbrio e Concentração

Introduza os alunos ao yoga, ensinando posturas básicas e técnicas de respiração. Essa prática ajuda a desenvolver a concentração e o equilíbrio emocional. Habilidade BNCC: EF15EF06.

7. Circuito de Atividades Físicas

Monte um circuito com diferentes estações de atividades físicas, como pular corda, fazer flexões e abdominais. Os alunos devem passar por todas as estações, promovendo a diversidade de movimentos. Habilidade BNCC: EF15EF07.

8. Jogos Cooperativos: Unindo Forças

Realize jogos cooperativos onde os alunos precisam trabalhar juntos para alcançar um objetivo comum, como construir uma torre com materiais recicláveis. Essa atividade promove a empatia e a colaboração. Habilidade BNCC: EF15EF08.

9. Atividades Aquáticas: Aprendendo a Nadar

Se possível, organize uma aula de natação, onde os alunos aprendem técnicas básicas de natação e segurança na água. Essa atividade é essencial para o desenvolvimento de habilidades aquáticas. Habilidade BNCC: EF15EF09.

10. Desafio de Habilidades: Mostre seu Talento

Crie um desafio onde os alunos devem apresentar uma habilidade esportiva que dominam, como andar de skate ou fazer malabarismos. Essa atividade valoriza a individualidade e a diversidade de talentos. Habilidade BNCC: EF15EF10.

11. Piquenique Saudável: Alimentação e Esporte

Organize um piquenique onde os alunos devem trazer lanches saudáveis e participar de jogos ao ar livre. Essa atividade promove a alimentação saudável e a prática de atividades físicas. Habilidade BNCC: EF15EF11.

12. Criação de um Blog sobre Esportes

Os alunos podem criar um blog onde compartilham suas experiências e aprendizados sobre esportes. Essa atividade desenvolve habilidades de escrita e comunicação. Habilidade BNCC: EF15EF12.

13. Aula de Capoeira: Cultura e Movimento

Introduza os alunos à capoeira, ensinando os movimentos básicos e a história dessa arte marcial brasileira. Essa atividade valoriza a cultura e promove a atividade física. Habilidade BNCC: EF15EF13.

14. Torneio de Jogos de Tabuleiro

Organize um torneio de jogos de tabuleiro que envolvam estratégia e raciocínio lógico, como xadrez ou damas. Essa atividade estimula o pensamento crítico e a socialização. Habilidade BNCC: EF15EF14.

15. Caminhada Ecológica: Conexão com a Natureza

Promova uma caminhada em um parque ou área verde, onde os alunos podem observar a natureza e discutir a importância da preservação ambiental. Essa atividade conecta o esporte com a conscientização ambiental. Habilidade BNCC: EF15EF15.