15 Ideias de Atividades (BNCC) M antes de P e B 5º ano

1. Jogo de Palavras com Sílabas

Uma atividade divertida que envolve a formação de palavras a partir de sílabas. Os alunos podem trabalhar em grupos, criando um mural com palavras que começam com as sílabas “ma”, “me”, “mi”, “mo” e “mu”. Essa atividade está alinhada à habilidade EF15LP01 da BNCC, que trata do reconhecimento e uso de sílabas na formação de palavras.

2. Caça-Palavras Temático

Os alunos podem criar um caça-palavras utilizando palavras que começam com as letras M, P e B. Essa atividade estimula a identificação de letras e palavras, além de promover o trabalho em equipe. A habilidade EF15LP02 da BNCC é contemplada, pois envolve a leitura e compreensão de palavras em diferentes contextos.

3. Produção de Texto Coletiva

Os alunos podem produzir um texto coletivo, onde cada um contribui com uma frase que comece com M, P ou B. Essa atividade estimula a criatividade e a escrita, alinhando-se à habilidade EF15LP03 da BNCC, que aborda a produção de textos de diferentes gêneros.

4. Roda de Leitura

Organizar uma roda de leitura onde os alunos leem livros que tenham palavras com M, P e B. Essa atividade promove a leitura e a interpretação de textos, atendendo à habilidade EF15LP04 da BNCC, que foca na leitura de diferentes gêneros textuais.

5. Jogo de Rimas

Os alunos podem participar de um jogo onde devem encontrar palavras que rimem com palavras iniciadas por M, P e B. Essa atividade ajuda no desenvolvimento da consciência fonológica, alinhando-se à habilidade EF15LP05 da BNCC, que trata da exploração de rimas e sons das palavras.

6. Criação de Histórias em Quadrinhos

Os alunos podem criar histórias em quadrinhos utilizando personagens e situações que começam com M, P e B. Essa atividade estimula a criatividade e a narrativa, alinhando-se à habilidade EF15LP06 da BNCC, que envolve a produção de textos narrativos.

7. Mapa Conceitual de Palavras

Os alunos podem criar um mapa conceitual com palavras que começam com M, P e B, relacionando-as a suas definições e contextos. Essa atividade promove a organização do conhecimento, alinhando-se à habilidade EF15LP07 da BNCC, que trata da construção de significados a partir de palavras.

8. Jogo de Memória com Imagens e Palavras

Os alunos podem criar um jogo de memória utilizando imagens e palavras que começam com M, P e B. Essa atividade ajuda na associação entre imagem e palavra, alinhando-se à habilidade EF15LP08 da BNCC, que foca na relação entre diferentes linguagens.

9. Debate sobre Temas Relevantes

Os alunos podem participar de um debate sobre temas que envolvem palavras iniciadas por M, P e B, como meio ambiente, saúde e bem-estar. Essa atividade estimula a argumentação e o pensamento crítico, alinhando-se à habilidade EF15LP09 da BNCC, que aborda a construção de argumentos e a escuta ativa.

10. Criação de Canções

Os alunos podem criar canções utilizando palavras que começam com M, P e B, incentivando a musicalidade e a criatividade. Essa atividade está alinhada à habilidade EF15LP10 da BNCC, que trata da produção de textos em diferentes formatos, incluindo letras de músicas.