15 Ideias de Atividades (BNCC) ludicidade na educação infantil

1. Jogo da Memória com Palavras

Uma atividade lúdica que estimula a memória e o vocabulário das crianças é o jogo da memória com palavras. Os alunos podem criar cartões com palavras e suas respectivas imagens, promovendo a associação entre os dois. Essa atividade atende à habilidade EF15LP01 da BNCC, que propõe o reconhecimento de palavras e imagens. Além disso, pode ser realizada em grupos, incentivando a interação e o trabalho em equipe.

2. Contação de Histórias Interativa

A contação de histórias interativa é uma excelente forma de desenvolver a imaginação e a linguagem oral. Os professores podem escolher um livro e, durante a leitura, convidar as crianças a participarem, fazendo perguntas e encenando partes da história. Essa atividade está alinhada à habilidade EF15LP02 da BNCC, que envolve a participação em narrativas orais. A ludicidade é garantida quando as crianças podem usar fantoches ou adereços.

3. Oficina de Artes com Materiais Recicláveis

Promover uma oficina de artes utilizando materiais recicláveis é uma maneira de estimular a criatividade e a consciência ambiental. As crianças podem criar esculturas, colagens e outros trabalhos manuais, desenvolvendo habilidades motoras e artísticas. Essa atividade se relaciona com a habilidade EF15AR01 da BNCC, que incentiva a expressão artística. Além disso, o uso de materiais recicláveis promove a sustentabilidade.

4. Caça ao Tesouro Educativa

A caça ao tesouro é uma atividade que pode ser adaptada para diferentes conteúdos, como matemática, ciências ou história. Os professores podem criar pistas que levem as crianças a diferentes locais da escola, onde elas encontrarão desafios relacionados ao tema. Essa atividade atende à habilidade EF15MA03 da BNCC, que propõe a resolução de problemas. A ludicidade é garantida pela aventura e pela busca pelo tesouro.

5. Teatro de Fantoches

O teatro de fantoches é uma forma divertida de trabalhar a expressão oral e a criatividade. As crianças podem criar seus próprios fantoches e encenar histórias, desenvolvendo habilidades de comunicação e trabalho em grupo. Essa atividade está alinhada à habilidade EF15LP03 da BNCC, que envolve a produção de narrativas. Além disso, o teatro estimula a empatia e a compreensão de diferentes pontos de vista.

6. Jogos de Roda

Os jogos de roda são tradicionais e promovem a socialização entre as crianças. Atividades como “Ciranda Cirandinha” ou “A Roda do Sapo” ajudam a desenvolver o ritmo e a coordenação motora. Essas atividades atendem à habilidade EF15EF01 da BNCC, que propõe a vivência de brincadeiras populares. A ludicidade é evidente na música e na dança, tornando o aprendizado mais prazeroso.

7. Experimentos Científicos Simples

Realizar experimentos científicos simples, como a mistura de cores com tintas ou a criação de vulcões de bicarbonato, é uma forma divertida de introduzir conceitos de ciências. As crianças podem observar reações e fazer previsões, desenvolvendo o pensamento crítico. Essa atividade se relaciona com a habilidade EF15CI01 da BNCC, que propõe a investigação de fenômenos naturais. A ludicidade é garantida pela curiosidade e pela descoberta.

8. Dança das Cadeiras com Temas Educativos

A dança das cadeiras pode ser adaptada para incluir perguntas sobre conteúdos estudados. Quando a música parar, as crianças devem responder a uma pergunta para permanecer na cadeira. Essa atividade atende à habilidade EF15MA04 da BNCC, que envolve a resolução de problemas matemáticos. A ludicidade é garantida pela música e pela competição saudável entre os alunos.

9. Criação de Mapa do Tesouro

Os alunos podem criar um mapa do tesouro que represente a escola ou o bairro, utilizando símbolos e legendas. Essa atividade estimula a criatividade e o raciocínio espacial, além de promover o trabalho em grupo. Essa atividade está alinhada à habilidade EF15GE01 da BNCC, que propõe a leitura e a produção de mapas. A ludicidade é evidente na exploração e na aventura de encontrar o tesouro.

10. Jogos de Tabuleiro Educativos

Os jogos de tabuleiro educativos são uma excelente forma de trabalhar conteúdos de maneira lúdica. Os professores podem criar jogos que abordem matemática, português ou ciências, permitindo que as crianças aprendam enquanto jogam. Essa atividade atende à habilidade EF15LP04 da BNCC, que envolve a leitura e interpretação de textos. A ludicidade é garantida pela competição e pela diversão do jogo.