15 Ideias de Atividades (BNCC) literatura de cordel portal do professor

1. Leitura e Análise de Cordéis

Inicie com a leitura de um cordel clássico, como “O Romance do Pavão Misterioso”. Após a leitura, promova uma discussão em sala sobre os temas abordados, os personagens e a moral da história. Os alunos podem ser incentivados a identificar elementos da cultura popular e da tradição oral presentes na obra. Essa atividade está alinhada à habilidade EF15LP01, que envolve a análise de textos literários.

2. Produção de Cordéis

Os alunos podem criar seus próprios cordéis, utilizando a estrutura típica de rimas e estrofes. Essa atividade estimula a criatividade e a expressão artística, além de promover o entendimento das características do gênero. Os alunos devem apresentar seus cordéis para a turma, desenvolvendo a habilidade EF15LP02, que trata da produção de textos.

3. Ilustração de Cordéis

Após a leitura de um cordel, os alunos podem ilustrar as cenas que mais chamaram sua atenção. Essa atividade ajuda a desenvolver a interpretação visual e a conexão entre texto e imagem, alinhando-se à habilidade EF15AR01, que envolve a apreciação e a produção de artes visuais.

4. Debate sobre Temas Sociais

Escolha um cordel que aborde questões sociais, como “A História do Pobre e do Rico”. Promova um debate em sala sobre a mensagem do cordel e como ela se relaciona com a realidade dos alunos. Essa atividade está alinhada à habilidade EF15LP03, que envolve a reflexão crítica sobre textos.

5. Criação de Rimas

Proponha uma atividade em que os alunos criem rimas sobre temas do cotidiano. Essa atividade pode ser feita em grupos, onde cada grupo apresenta suas rimas para a turma. Essa prática desenvolve a habilidade EF15LP04, que trata da construção de textos poéticos.

6. Pesquisa sobre Autores de Cordéis

Os alunos podem realizar uma pesquisa sobre autores famosos de literatura de cordel, como Leandro Gomes de Barros e Patativa do Assaré. Essa atividade promove a pesquisa e a apresentação oral, alinhando-se à habilidade EF15LP05, que envolve a busca e a organização de informações.

7. Criação de Cordéis em Grupo

Divida a turma em grupos e peça que cada grupo crie um cordel sobre um tema específico. Após a criação, cada grupo deve apresentar seu cordel para a turma. Essa atividade estimula o trabalho em equipe e a colaboração, alinhando-se à habilidade EF15LP06, que trata da produção coletiva de textos.

8. Análise de Estruturas Poéticas

Os alunos podem analisar a estrutura de um cordel, identificando rimas, estrofes e métricas. Essa atividade ajuda a entender a forma poética e sua importância na literatura de cordel, alinhando-se à habilidade EF15LP07, que envolve a análise de estruturas textuais.

9. Criação de um Cordel Musical

Incentive os alunos a criar um cordel que possa ser musicado. Eles podem escolher uma melodia popular e adaptar o texto do cordel a essa música. Essa atividade promove a interdisciplinaridade entre literatura e música, alinhando-se à habilidade EF15AR02, que envolve a criação artística.

10. Apresentação de Cordéis em Formato de Teatro

Os alunos podem escolher um cordel e encená-lo em forma de teatro. Essa atividade estimula a expressão corporal e a interpretação, além de promover o trabalho em grupo. Está alinhada à habilidade EF15AR03, que envolve a prática de artes cênicas.