15 Ideias de Atividades (BNCC) literatura

1. Leitura Compartilhada de Contos

Promova uma leitura compartilhada de contos clássicos da literatura brasileira, como “O Saci” de Monteiro Lobato. Após a leitura, os alunos podem discutir os personagens e a moral da história. Essa atividade está alinhada à habilidade EF15LP01, que envolve a análise de diferentes gêneros textuais.

2. Criação de Fábulas

Os alunos podem criar suas próprias fábulas, utilizando animais como personagens e uma moral no final. Essa atividade estimula a criatividade e a compreensão de estruturas narrativas, atendendo à habilidade EF15LP02, que trata da produção de textos narrativos.

3. Teatro de Sombras

Incentive os alunos a encenar uma história conhecida utilizando teatro de sombras. Eles podem criar os personagens e cenários com papel e luz, desenvolvendo habilidades de interpretação e expressão artística, conforme a habilidade EF15AR02.

4. Análise de Poemas

Realize uma análise de poemas de autores como Carlos Drummond de Andrade. Os alunos podem discutir os sentimentos e imagens evocadas pelos poemas, alinhando-se à habilidade EF15LP03, que envolve a interpretação de poemas e canções.

5. Produção de Histórias em Quadrinhos

Os alunos podem criar histórias em quadrinhos baseadas em contos ou poemas lidos em sala. Essa atividade estimula a criatividade e a compreensão de narrativas visuais, atendendo à habilidade EF15LP04, que envolve a produção de diferentes gêneros textuais.

6. Clube do Livro

Forme um clube do livro onde os alunos escolhem um livro para ler e discutir mensalmente. Essa atividade promove a leitura crítica e a troca de ideias, alinhando-se à habilidade EF15LP05, que trata da leitura e interpretação de textos literários.

7. Criação de Blog Literário

Os alunos podem criar um blog onde compartilham resenhas de livros que leram. Essa atividade estimula a escrita e a reflexão crítica sobre a literatura, atendendo à habilidade EF15LP06, que envolve a produção de textos em diferentes mídias.

8. Jogo de Palavras Cruzadas

Desenvolva um jogo de palavras cruzadas com termos literários e autores importantes. Essa atividade ajuda os alunos a expandirem seu vocabulário e conhecimento sobre literatura, alinhando-se à habilidade EF15LP07, que envolve o uso de vocabulário específico.

9. Debate Literário

Organize um debate sobre temas presentes em obras literárias, como a justiça em “O Guarani” de José de Alencar. Essa atividade estimula o pensamento crítico e a argumentação, conforme a habilidade EF15LP08, que trata da argumentação em textos orais e escritos.

10. Criação de um Dicionário de Personagens

Os alunos podem criar um dicionário ilustrado com os personagens de suas leituras. Essa atividade promove a compreensão de personagens e suas características, alinhando-se à habilidade EF15LP09, que envolve a análise de personagens em narrativas.

11. Mapa Conceitual de Livros

Peça aos alunos que elaborem mapas conceituais sobre os livros lidos, destacando temas, personagens e enredos. Essa atividade ajuda na organização do conhecimento e na visualização de informações, atendendo à habilidade EF15LP10.

12. Entrevista com um Autor

Simule uma entrevista com um autor famoso, onde os alunos podem fazer perguntas sobre o processo criativo. Essa atividade estimula a curiosidade e a pesquisa, alinhando-se à habilidade EF15LP11, que envolve a pesquisa e análise de obras literárias.

13. Criação de um Livro Coletivo

Os alunos podem colaborar para criar um livro coletivo, onde cada um escreve um capítulo. Essa atividade promove a colaboração e a escrita criativa, conforme a habilidade EF15LP12, que trata da produção de textos coletivos.

14. Análise de Adaptações Cinematográficas

Os alunos podem assistir a um filme baseado em um livro e discutir as diferenças entre as duas narrativas. Essa atividade estimula a análise crítica e a comparação de mídias, alinhando-se à habilidade EF15LP13, que envolve a análise de diferentes linguagens artísticas.

15. Criação de Poemas Visuais

Incentive os alunos a criar poemas visuais, onde a forma do poema se relaciona com o conteúdo. Essa atividade estimula a criatividade e a expressão artística, atendendo à habilidade EF15AR03, que envolve a produção de obras artísticas.