15 Ideias de Atividades (BNCC) linguagem escrita educação infantil

1. Criação de Histórias Coletivas

Uma atividade que estimula a criatividade e a linguagem escrita é a criação de histórias coletivas. Os alunos podem se reunir em grupos e, utilizando um quadro ou folhas de papel, cada um contribui com uma frase para a construção de uma narrativa. Essa atividade pode ser acompanhada da habilidade BNCC EF15LP01, que aborda a produção de textos orais e escritos, promovendo a colaboração e a troca de ideias entre os estudantes.

2. Produção de Cartazes

Os alunos podem criar cartazes sobre um tema específico, utilizando palavras e imagens. Essa atividade não só desenvolve a linguagem escrita, mas também a capacidade de síntese e organização de informações. A habilidade BNCC EF15LP02 é aplicada aqui, pois envolve a produção de textos que expressam opiniões e informações de forma clara e visual.

3. Jogo da Memória com Palavras

Uma forma lúdica de trabalhar a linguagem escrita é através do jogo da memória, onde os alunos devem encontrar pares de palavras que se relacionam. Essa atividade pode ser vinculada à habilidade BNCC EF15LP03, que trata da leitura e interpretação de textos, ajudando os alunos a reconhecerem palavras e seus significados.

4. Diário de Classe

Incentivar os alunos a manter um diário de classe, onde eles registram suas experiências e aprendizados, é uma excelente maneira de desenvolver a escrita. Essa prática se relaciona com a habilidade BNCC EF15LP04, que envolve a produção de textos pessoais e reflexivos, estimulando a autoexpressão e a reflexão crítica.

5. Roda de Leitura

Organizar uma roda de leitura onde cada aluno lê um trecho de um livro ou uma história em voz alta é uma ótima atividade para desenvolver a linguagem escrita. Essa prática está alinhada à habilidade BNCC EF15LP05, que enfatiza a leitura e a interpretação de diferentes gêneros textuais, promovendo a fluência e a compreensão.

6. Criação de Poemas

Os alunos podem ser desafiados a criar poemas sobre temas que lhes interessam. Essa atividade estimula a criatividade e a expressão pessoal, além de trabalhar a sonoridade e a estrutura da língua. A habilidade BNCC EF15LP06 é relevante aqui, pois envolve a produção de textos poéticos e a apreciação da literatura.

7. Teatro de Fantoches

Realizar um teatro de fantoches onde os alunos criam diálogos e personagens é uma maneira divertida de trabalhar a linguagem escrita. Essa atividade pode ser relacionada à habilidade BNCC EF15LP07, que aborda a produção de textos dramatúrgicos, incentivando a criatividade e a oralidade.

8. Jornais e Revistas da Turma

Os alunos podem criar um jornal ou revista da turma, onde escrevem sobre eventos, entrevistas e notícias. Essa atividade promove a escrita colaborativa e a organização de informações, alinhando-se à habilidade BNCC EF15LP08, que envolve a produção de textos informativos e jornalísticos.

9. Cartas para Amigos

Estimular os alunos a escrever cartas para amigos ou familiares é uma atividade que desenvolve a linguagem escrita de forma pessoal e afetiva. Essa prática está ligada à habilidade BNCC EF15LP09, que trata da produção de textos epistolares, promovendo a comunicação e a expressão de sentimentos.

10. Criação de Histórias em Quadrinhos

Os alunos podem criar suas próprias histórias em quadrinhos, desenhando e escrevendo os diálogos dos personagens. Essa atividade é uma forma criativa de trabalhar a narrativa e a linguagem escrita, relacionada à habilidade BNCC EF15LP10, que envolve a produção de textos narrativos e a utilização de diferentes linguagens.