15 Ideias de Atividades (BNCC) de linguagem escrita para educação infantil

1. Criação de Histórias em Quadrinhos

Nesta atividade, os alunos são incentivados a criar suas próprias histórias em quadrinhos. Eles devem desenhar os quadros e escrever os diálogos dos personagens. Essa atividade desenvolve a criatividade e a habilidade de escrita, além de estimular a compreensão de narrativas visuais. Habilidade BNCC: EF15LP01.

2. Diário de Classe

Os alunos podem manter um diário de classe onde registram suas experiências diárias, sentimentos e aprendizados. Essa prática ajuda a desenvolver a escrita reflexiva e a expressão pessoal. Habilidade BNCC: EF15LP02.

3. Cartas para os Amigos

Promova a escrita de cartas entre os alunos, onde eles podem se comunicar com seus colegas. Essa atividade ensina a estrutura da carta e a importância da comunicação escrita. Habilidade BNCC: EF15LP03.

4. Roda de Leitura

Organize uma roda de leitura onde cada aluno pode ler um trecho de um livro ou uma história que gostou. Após a leitura, eles devem escrever um pequeno resumo ou uma crítica sobre o que leram. Habilidade BNCC: EF15LP04.

5. Poemas e Rimas

Estimule os alunos a criar poemas ou rimas sobre temas do seu cotidiano. Essa atividade ajuda a desenvolver a sensibilidade linguística e a criatividade. Habilidade BNCC: EF15LP05.

6. Criação de um Livro Coletivo

Os alunos podem colaborar na criação de um livro coletivo, onde cada um contribui com uma página. Essa atividade promove o trabalho em equipe e a escrita colaborativa. Habilidade BNCC: EF15LP06.

7. Jogo de Palavras

Realize um jogo de palavras onde os alunos devem formar frases ou histórias a partir de palavras sorteadas. Essa atividade estimula a criatividade e a construção de frases. Habilidade BNCC: EF15LP07.

8. Cartazes Informativos

Os alunos podem criar cartazes informativos sobre temas que estudaram. Eles devem pesquisar, escrever e apresentar suas informações. Essa atividade desenvolve a pesquisa e a escrita informativa. Habilidade BNCC: EF15LP08.

9. Entrevistas com os Pais

Os alunos podem entrevistar seus pais ou responsáveis sobre suas histórias de vida e escrever um pequeno texto sobre o que aprenderam. Essa atividade valoriza a oralidade e a escrita. Habilidade BNCC: EF15LP09.

10. Teatro de Fantoches

Os alunos podem criar um teatro de fantoches, escrevendo diálogos e histórias para suas apresentações. Essa atividade estimula a criatividade e a expressão oral e escrita. Habilidade BNCC: EF15LP10.