15 Ideias de Atividades (BNCC) língua portuguesa ensino médio

1. Análise de Poemas

Os alunos devem escolher um poema de um autor brasileiro e realizar uma análise detalhada, abordando aspectos como tema, linguagem, estrutura e emoções evocadas. Essa atividade está alinhada à habilidade EF15LP01, que envolve a análise de diferentes gêneros textuais.

2. Criação de Contos

Os estudantes serão desafiados a escrever um conto original, utilizando elementos narrativos como personagens, enredo e ambiente. Essa atividade estimula a criatividade e está relacionada à habilidade EF15LP02, que trata da produção de textos narrativos.

3. Debate sobre Literatura

Organizar um debate em sala de aula sobre um livro lido em grupo, onde os alunos poderão expressar suas opiniões e argumentos. Essa atividade promove a argumentação e a escuta ativa, conforme a habilidade EF15LP03.

4. Análise de Crônicas

Os alunos devem selecionar uma crônica e discutir suas características, como ironia e crítica social. Essa atividade se relaciona com a habilidade EF15LP04, que envolve a leitura e interpretação de textos de diferentes gêneros.

5. Produção de Podcasts

Os estudantes criarão um podcast sobre um tema literário, desenvolvendo habilidades de pesquisa e comunicação. Essa atividade está alinhada à habilidade EF15LP05, que envolve a produção de textos orais e audiovisuais.

6. Estudo de Gêneros Textuais

Os alunos devem pesquisar e apresentar diferentes gêneros textuais, como crônica, conto, poesia e ensaio, discutindo suas características e funções. Essa atividade se relaciona com a habilidade EF15LP06, que aborda a diversidade de gêneros na produção textual.

7. Criação de Blog Literário

Os estudantes criarão um blog onde poderão publicar resenhas de livros, reflexões e criações literárias. Essa atividade estimula a escrita e a interação digital, alinhando-se à habilidade EF15LP07.

8. Análise de Filmes Baseados em Livros

Os alunos assistirão a um filme baseado em uma obra literária e farão uma comparação entre os dois, discutindo adaptações e diferenças. Essa atividade se relaciona com a habilidade EF15LP08, que envolve a análise de diferentes mídias.

9. Produção de Mapa Conceitual

Os estudantes criarão um mapa conceitual sobre um autor ou movimento literário, organizando informações de forma visual. Essa atividade está alinhada à habilidade EF15LP09, que envolve a organização de informações e ideias.

10. Leitura Dramática

Os alunos realizarão uma leitura dramática de uma peça de teatro, explorando a interpretação de personagens e a expressividade. Essa atividade se relaciona com a habilidade EF15LP10, que envolve a leitura e interpretação de textos teatrais.

11. Criação de Fanzine

Os estudantes desenvolverão um fanzine sobre um tema literário, combinando textos e ilustrações. Essa atividade estimula a criatividade e a produção colaborativa, alinhando-se à habilidade EF15LP11.

12. Análise de Letras de Música

Os alunos devem escolher uma letra de música e analisar seus elementos poéticos e temáticos, discutindo a relação entre música e poesia. Essa atividade está alinhada à habilidade EF15LP12, que envolve a leitura e interpretação de letras musicais.

13. Jogo de Palavras

Os estudantes participarão de um jogo de palavras onde deverão criar frases ou histórias utilizando palavras-chave. Essa atividade promove a criatividade e a agilidade mental, alinhando-se à habilidade EF15LP13.

14. Criação de Cartazes Literários

Os alunos criarão cartazes sobre um autor ou obra literária, utilizando elementos visuais e textuais para apresentar informações. Essa atividade se relaciona com a habilidade EF15LP14, que envolve a produção de textos informativos.

15. Oficina de Escrita Criativa

Os estudantes participarão de uma oficina de escrita criativa, onde serão apresentados a diferentes técnicas e estilos de escrita. Essa atividade está alinhada à habilidade EF15LP15, que envolve a produção de textos criativos.