15 Ideias de Atividades (BNCC) língua portuguesa ensino médio 1º ano

1. Produção de Texto Criativo

Uma atividade que estimula a criatividade dos alunos é a produção de um texto criativo. Os estudantes devem criar uma narrativa que envolva um tema atual, utilizando elementos como descrição, diálogo e construção de personagens. Essa atividade está alinhada à habilidade EF15LP01, que aborda a produção de textos de diferentes gêneros.

2. Análise de Poemas

Os alunos podem escolher um poema de um autor brasileiro e realizar uma análise crítica, identificando recursos poéticos e temas abordados. Essa atividade promove a interpretação de textos literários, alinhando-se à habilidade EF15LP02, que trata da análise de obras literárias.

3. Debate sobre Temas Sociais

Organizar um debate em sala de aula sobre um tema social relevante, como desigualdade ou meio ambiente, permite que os alunos desenvolvam suas habilidades argumentativas. Essa atividade está relacionada à habilidade EF15LP03, que envolve a construção de argumentos e a defesa de pontos de vista.

4. Criação de Blog Literário

Os estudantes podem criar um blog onde compartilham resenhas de livros lidos, reflexões sobre a leitura e sugestões de obras. Essa atividade estimula a escrita e a leitura crítica, alinhando-se à habilidade EF15LP04, que aborda a produção de textos em diferentes suportes.

5. Estudo de Gêneros Textuais

Os alunos devem pesquisar e apresentar diferentes gêneros textuais, como crônicas, contos e artigos de opinião. Essa atividade promove a compreensão das características de cada gênero, alinhando-se à habilidade EF15LP05, que trata da leitura e produção de textos diversos.

6. Análise de Mídia

Os alunos podem analisar uma campanha publicitária ou uma matéria jornalística, discutindo os recursos linguísticos e visuais utilizados. Essa atividade está alinhada à habilidade EF15LP06, que envolve a análise crítica de textos em diferentes mídias.

7. Criação de Roteiro de Teatro

Os estudantes podem criar um roteiro para uma peça de teatro, desenvolvendo personagens e diálogos. Essa atividade estimula a criatividade e a escrita, alinhando-se à habilidade EF15LP07, que aborda a produção de textos dramáticos.

8. Leitura e Interpretação de Contos

Realizar a leitura de contos clássicos e contemporâneos, seguida de discussões em grupo sobre os temas e personagens, permite que os alunos desenvolvam a interpretação crítica. Essa atividade está relacionada à habilidade EF15LP08, que trata da interpretação de textos literários.

9. Produção de Podcast

Os alunos podem criar um podcast onde discutem temas literários ou sociais, desenvolvendo habilidades de comunicação oral. Essa atividade está alinhada à habilidade EF15LP09, que envolve a produção de textos orais e a utilização de diferentes mídias.

10. Criação de Jogo de Perguntas

Os estudantes podem desenvolver um jogo de perguntas sobre obras literárias estudadas, promovendo a revisão de conteúdos de forma lúdica. Essa atividade está relacionada à habilidade EF15LP10, que aborda a revisão e a produção de textos em diferentes formatos.