15 Ideias de Atividades (BNCC) língua portuguesa 8º ano

1. Produção de Texto Criativo

Uma atividade que estimula a criatividade dos alunos é a produção de um texto criativo. Os estudantes podem escolher um tema livre ou sugerido pelo professor e desenvolver uma narrativa, utilizando elementos como personagens, enredo e ambientação. Essa atividade está alinhada à habilidade EF15LP01, que aborda a produção de textos de diferentes gêneros.

2. Análise de Poemas

Os alunos podem realizar uma análise de poemas de autores brasileiros, discutindo temas, figuras de linguagem e a estrutura dos versos. Essa atividade promove a interpretação e a apreciação literária, atendendo à habilidade EF15LP02, que envolve a leitura e análise de textos poéticos.

3. Debates sobre Temas Contemporâneos

Organizar um debate em sala de aula sobre temas atuais, como meio ambiente ou direitos humanos, permite que os alunos desenvolvam argumentação e oratória. Essa atividade se relaciona com a habilidade EF15LP03, que trata da produção e circulação de textos argumentativos.

4. Criação de Blog Literário

Os alunos podem criar um blog onde compartilham resenhas de livros, poesias e contos. Essa atividade estimula a escrita e a leitura crítica, alinhando-se à habilidade EF15LP04, que envolve a produção de textos digitais e a reflexão sobre diferentes suportes de comunicação.

5. Leitura e Interpretação de Contos

Realizar a leitura de contos clássicos e contemporâneos, seguida de discussões em grupo, ajuda os alunos a desenvolverem habilidades de interpretação e análise crítica. Essa atividade atende à habilidade EF15LP05, que abrange a leitura e interpretação de narrativas.

6. Criação de Roteiros para Peças Teatrais

Os alunos podem criar roteiros para pequenas peças teatrais, estimulando a criatividade e o trabalho em equipe. Essa atividade está alinhada à habilidade EF15LP06, que envolve a produção de textos teatrais e a reflexão sobre a linguagem cênica.

7. Produção de Podcasts Literários

Os estudantes podem produzir podcasts onde discutem obras literárias ou temas relacionados à língua portuguesa. Essa atividade promove a oralidade e a escuta crítica, alinhando-se à habilidade EF15LP07, que aborda a produção de textos orais e a utilização de diferentes mídias.

8. Análise de Crônicas

Os alunos podem ler e analisar crônicas de autores renomados, discutindo o estilo e a crítica social presente nos textos. Essa atividade se relaciona com a habilidade EF15LP08, que envolve a leitura e análise de textos de diferentes gêneros, incluindo a crônica.

9. Criação de Jornais Escolares

Os alunos podem criar um jornal escolar, onde escrevem matérias sobre eventos da escola e da comunidade. Essa atividade estimula a escrita jornalística e a pesquisa, alinhando-se à habilidade EF15LP09, que trata da produção de textos informativos.

10. Estudo de Gêneros Textuais

Uma atividade que pode ser realizada é o estudo de diferentes gêneros textuais, como contos, crônicas, poesias e artigos. Os alunos podem produzir textos em cada um desses gêneros, desenvolvendo a versatilidade na escrita. Essa atividade atende à habilidade EF15LP10, que envolve a produção e análise de textos de diferentes gêneros.