15 Ideias de Atividades (BNCC) língua portuguesa 7º ano

15 Ideias de Atividades (BNCC) Língua Portuguesa 7º Ano

1. Produção de Texto Criativo: Os alunos podem criar uma história em quadrinhos com base em um tema atual. Essa atividade estimula a criatividade e a expressão escrita, além de trabalhar a habilidade EF15LP01, que envolve a produção de textos de diferentes gêneros.

2. Leitura e Análise de Poemas: Proponha a leitura de poemas de autores brasileiros. Após a leitura, os alunos devem discutir em grupos os sentimentos e as interpretações que os poemas despertam. Essa atividade atende à habilidade EF15LP02, que foca na análise de textos poéticos.

3. Debate sobre Temas Sociais: Organize um debate em sala sobre um tema relevante, como meio ambiente ou cidadania. Os alunos devem pesquisar e apresentar argumentos, desenvolvendo a habilidade EF15LP03, que envolve a argumentação e a defesa de pontos de vista.

4. Criação de Blog: Incentive os alunos a criar um blog sobre um assunto de interesse. Eles devem escrever postagens regulares, o que promove a prática da escrita e a habilidade EF15LP04, que envolve a produção de textos para diferentes mídias.

5. Estudo de Gêneros Textuais: Apresente diferentes gêneros textuais, como crônicas, contos e notícias. Os alunos devem produzir um texto em um dos gêneros estudados, desenvolvendo a habilidade EF15LP05, que trata da produção de textos de diferentes gêneros.

6. Roda de Leitura: Organize uma roda de leitura onde cada aluno deve ler um trecho de um livro de sua escolha. Após a leitura, eles devem compartilhar suas impressões, promovendo a habilidade EF15LP06, que envolve a leitura e a interpretação de textos literários.

7. Criação de Vídeo Resenha: Os alunos devem escolher um livro e criar uma vídeo resenha, apresentando a trama e suas opiniões. Essa atividade estimula a expressão oral e a habilidade EF15LP07, que envolve a produção de textos orais.

8. Jogo de Palavras Cruzadas: Crie um jogo de palavras cruzadas com vocabulário aprendido nas aulas. Essa atividade ajuda na fixação do conteúdo e desenvolve a habilidade EF15LP08, que trata do uso de vocabulário adequado.

9. Entrevista com um Autor: Proponha que os alunos pesquisem sobre um autor brasileiro e realizem uma entrevista fictícia. Essa atividade estimula a pesquisa e a habilidade EF15LP09, que envolve a produção de textos informativos.

10. Criação de Podcast: Os alunos podem criar um podcast sobre um tema literário, discutindo suas obras favoritas e suas impressões. Essa atividade desenvolve a habilidade EF15LP10, que envolve a produção de textos orais em diferentes formatos.

11. Teatro de Fantoches: Os alunos podem criar um teatro de fantoches baseado em uma história que estudaram. Essa atividade promove a expressão artística e a habilidade EF15LP11, que envolve a interpretação de textos literários.

12. Criação de Cartazes: Proponha que os alunos criem cartazes informativos sobre um tema literário ou social. Essa atividade estimula a criatividade e a habilidade EF15LP12, que envolve a produção de textos visuais.

13. Jogo de Dramaturgia: Os alunos podem criar pequenas peças teatrais com base em contos ou fábulas. Essa atividade desenvolve a habilidade EF15LP13, que envolve a interpretação e a produção de textos dramáticos.

14. Clube do Livro: Organize um clube do livro onde os alunos leem e discutem uma obra específica. Essa atividade estimula a leitura crítica e a habilidade EF15LP14, que envolve a análise de obras literárias.

15. Criação de Histórias em Grupo: Os alunos devem trabalhar em grupos para criar uma história coletiva, onde cada um contribui com um parágrafo. Essa atividade promove a colaboração e a habilidade EF15LP15, que envolve a produção de textos colaborativos.