15 Ideias de Atividades (BNCC) língua inglesa ensino fundamental

1. Jogo de Vocabulário

Uma atividade divertida que envolve a criação de um jogo de palavras utilizando cartões com vocabulário em inglês. Os alunos podem trabalhar em grupos, onde cada grupo deve criar frases utilizando as palavras sorteadas. Essa atividade estimula a interação e a prática do idioma, além de desenvolver a habilidade de comunicação. Habilidade BNCC: EF15LP01.

2. Teatro de Fantoches

Os alunos podem criar fantoches e desenvolver pequenas peças em inglês. Essa atividade permite que os estudantes pratiquem a fala e a escuta, além de estimular a criatividade. Os fantoches podem ser feitos com materiais recicláveis, e as peças podem abordar temas do cotidiano. Habilidade BNCC: EF15LP02.

3. Caça ao Tesouro em Inglês

Organize uma caça ao tesouro onde as pistas estão escritas em inglês. Os alunos devem seguir as instruções e resolver enigmas para encontrar o tesouro. Essa atividade promove o trabalho em equipe e a compreensão de textos em inglês. Habilidade BNCC: EF15LP03.

4. Criação de Histórias em Quadrinhos

Os alunos podem criar suas próprias histórias em quadrinhos utilizando diálogos em inglês. Essa atividade estimula a escrita criativa e a prática da leitura. Os estudantes podem trabalhar em duplas ou grupos, o que também promove a colaboração. Habilidade BNCC: EF15LP04.

5. Entrevista em Duplas

Os alunos se dividem em duplas e realizam entrevistas uns com os outros, utilizando perguntas em inglês. Essa atividade ajuda a desenvolver a habilidade de conversação e a escuta ativa. Os alunos podem apresentar suas entrevistas para a turma, o que também melhora a confiança ao falar em público. Habilidade BNCC: EF15LP05.

6. Música e Letra

Escolha uma música em inglês e peça aos alunos que analisem a letra. Eles podem discutir o significado e até mesmo criar uma nova letra para a mesma melodia. Essa atividade ajuda na compreensão auditiva e na interpretação de textos. Habilidade BNCC: EF15LP06.

7. Jogo de Role-Playing

Os alunos podem participar de atividades de role-playing, onde assumem diferentes papéis em cenários do cotidiano, como ir ao supermercado ou fazer uma reserva em um hotel. Essa prática é excelente para desenvolver a fluência e a espontaneidade na fala. Habilidade BNCC: EF15LP07.

8. Criação de Cartazes Temáticos

Os alunos podem criar cartazes sobre temas específicos, como animais, comidas ou esportes, utilizando vocabulário em inglês. Essa atividade estimula a pesquisa e a apresentação de informações de forma visual. Habilidade BNCC: EF15LP08.

9. Jogos de Tabuleiro em Inglês

Utilize jogos de tabuleiro adaptados para o ensino de inglês, onde os alunos devem responder perguntas ou realizar tarefas em inglês para avançar no jogo. Essa atividade torna o aprendizado mais lúdico e interativo. Habilidade BNCC: EF15LP09.

10. Debate em Inglês

Organize um debate sobre um tema atual, onde os alunos devem se posicionar e argumentar em inglês. Essa atividade desenvolve habilidades críticas e de argumentação, além de promover a prática da língua. Habilidade BNCC: EF15LP10.

11. Vídeo de Apresentação

Os alunos podem gravar vídeos apresentando-se em inglês, falando sobre seus hobbies, família ou interesses. Essa atividade ajuda a desenvolver a confiança e a habilidade de falar em público. Habilidade BNCC: EF15LP11.

12. Receita em Inglês

Os alunos podem escolher uma receita simples e apresentá-la em inglês, explicando os ingredientes e o modo de preparo. Essa atividade é ótima para praticar vocabulário relacionado à culinária e à sequência de ações. Habilidade BNCC: EF15LP12.

13. Desenho e Descrição

Os alunos desenham uma cena ou um objeto e, em seguida, escrevem uma descrição em inglês. Essa atividade estimula a criatividade e a prática da escrita descritiva. Habilidade BNCC: EF15LP13.

14. Jogo de Adivinhação

Os alunos devem descrever um objeto ou uma pessoa em inglês, enquanto os outros tentam adivinhar do que se trata. Essa atividade é excelente para praticar vocabulário e habilidades de descrição. Habilidade BNCC: EF15LP14.

15. Clube do Livro

Forme um clube do livro onde os alunos leem livros em inglês e discutem suas histórias, personagens e temas. Essa atividade incentiva a leitura e a análise crítica de textos. Habilidade BNCC: EF15LP15.