15 Ideias de Atividades (BNCC) língua inglesa

1. Jogo de Vocabulário

Uma atividade divertida que envolve a criação de um jogo de palavras utilizando cartões com vocabulário em inglês. Os alunos podem trabalhar em duplas ou grupos, onde cada um deve descrever a palavra sem usar o próprio termo, enquanto os outros tentam adivinhar. Essa atividade está alinhada à habilidade EF15LP01 da BNCC, que envolve o uso de vocabulário em contextos variados.

2. Teatro de Fantoches

Os alunos podem criar fantoches e elaborar pequenas peças em inglês. Essa atividade estimula a criatividade e a prática da língua em um contexto lúdico. Os alunos devem escrever o roteiro, ensaiar e apresentar para a turma, desenvolvendo a habilidade EF15LP02 da BNCC, que foca na produção e interpretação de textos orais.

3. Entrevista em Inglês

Os alunos podem realizar entrevistas uns com os outros, utilizando um conjunto de perguntas previamente elaborado. Essa atividade promove a prática da conversação e a escuta ativa, alinhando-se à habilidade EF15LP03 da BNCC, que trata da interação em língua inglesa.

4. Criação de Histórias em Quadrinhos

Os alunos podem criar histórias em quadrinhos em inglês, utilizando diálogos e narrativas que explorem o vocabulário aprendido. Essa atividade estimula a criatividade e a escrita, alinhando-se à habilidade EF15LP04 da BNCC, que envolve a produção de textos em diferentes formatos.

5. Música e Análise de Letras

Escolher uma música em inglês e analisar a letra com os alunos é uma ótima forma de trabalhar a compreensão auditiva e o vocabulário. Os alunos podem discutir o tema da música e suas interpretações, alinhando-se à habilidade EF15LP05 da BNCC, que foca na análise de diferentes gêneros textuais.

6. Jogo de Role-Playing

Os alunos podem participar de um jogo de interpretação de papéis, onde cada um assume um personagem e deve interagir em inglês. Essa atividade estimula a prática oral e a criatividade, alinhando-se à habilidade EF15LP06 da BNCC, que envolve a interação em situações simuladas.

7. Debate em Inglês

Organizar um debate sobre um tema relevante em inglês pode ser uma excelente forma de desenvolver a argumentação e a fluência. Os alunos devem pesquisar sobre o tema e apresentar seus argumentos, alinhando-se à habilidade EF15LP07 da BNCC, que trata da produção de textos argumentativos.

8. Criação de Vídeos

Os alunos podem criar vídeos curtos em inglês, abordando temas de interesse. Essa atividade estimula a criatividade e a prática da língua, além de desenvolver habilidades tecnológicas. Está alinhada à habilidade EF15LP08 da BNCC, que envolve a produção de textos multimídia.

9. Jogo de Adivinhação

Os alunos podem participar de um jogo de adivinhação onde devem descrever uma palavra ou frase em inglês sem usar o termo exato. Essa atividade estimula o uso do vocabulário e a criatividade, alinhando-se à habilidade EF15LP09 da BNCC, que foca na produção oral.

10. Criação de Blogs em Inglês

Os alunos podem criar um blog em inglês onde compartilham suas ideias, experiências e aprendizados. Essa atividade estimula a escrita e a reflexão, alinhando-se à habilidade EF15LP10 da BNCC, que envolve a produção de textos em diferentes plataformas digitais.