15 Ideias de Atividades (BNCC) libras educação infantil

1. Jogo de Memória com Sinais em Libras

Uma atividade lúdica que envolve a criação de um jogo de memória utilizando cartões com sinais em Libras. Os alunos devem encontrar os pares correspondentes, promovendo a memorização dos sinais. Essa atividade está alinhada à habilidade EF15LP01, que aborda a identificação de diferentes formas de comunicação.

2. Contação de Histórias em Libras

Os professores podem selecionar histórias infantis e contá-las utilizando Libras. Essa atividade estimula a compreensão e a interpretação de narrativas, além de promover a inclusão. A habilidade EF15LP02 é trabalhada ao incentivar a expressão e a comunicação em diferentes contextos.

3. Mímica de Sinais

Os alunos devem representar sinais em Libras através de mímicas, enquanto os colegas tentam adivinhar qual é o sinal. Essa atividade desenvolve a expressão corporal e a compreensão dos sinais, alinhando-se à habilidade EF15LP03, que envolve a prática de diferentes formas de comunicação.

4. Criação de Cartazes com Sinais

Nesta atividade, os alunos criam cartazes ilustrando sinais em Libras e suas respectivas palavras em português. Isso ajuda a fixar o aprendizado e a promover a visualização dos sinais, atendendo à habilidade EF15LP04, que trata da produção de textos e imagens.

5. Música e Libras

Os alunos podem escolher uma música infantil e aprender a letra em Libras, apresentando-a em grupo. Essa atividade promove a musicalidade e a expressão artística, alinhando-se à habilidade EF15LP05, que envolve a apreciação e a produção de diferentes manifestações artísticas.

6. Bingo de Sinais

Um jogo de bingo onde os alunos marcam os sinais em Libras que são chamados pelo professor. Essa atividade é divertida e ajuda na memorização dos sinais, trabalhando a habilidade EF15LP06, que envolve a identificação de diferentes formas de comunicação.

7. Teatro de Fantoches em Libras

Os alunos podem criar fantoches e encenar pequenas peças utilizando Libras. Essa atividade estimula a criatividade e a expressão, além de promover a inclusão, alinhando-se à habilidade EF15LP07, que aborda a produção de textos e a expressão artística.

8. Desenho e Sinalização

Nesta atividade, os alunos desenham objetos e, em seguida, devem sinalizar esses objetos em Libras. Essa prática ajuda a conectar a linguagem visual com a linguagem de sinais, atendendo à habilidade EF15LP08, que envolve a produção de textos e imagens.

9. Jogo de Perguntas e Respostas em Libras

Os alunos se dividem em grupos e fazem perguntas uns aos outros utilizando Libras. Essa atividade promove a interação e a prática da língua de sinais, alinhando-se à habilidade EF15LP09, que envolve a prática de diferentes formas de comunicação.

10. Atividade de Classificação de Sinais

Os alunos recebem uma lista de sinais em Libras e devem classificá-los em categorias, como animais, objetos e ações. Essa atividade ajuda na organização do conhecimento e na compreensão dos sinais, atendendo à habilidade EF15LP10, que trata da identificação de diferentes formas de comunicação.

11. Criação de Histórias em Quadrinhos em Libras

Os alunos podem criar histórias em quadrinhos utilizando Libras para os diálogos. Essa atividade estimula a criatividade e a prática da língua de sinais, alinhando-se à habilidade EF15LP11, que envolve a produção de textos e imagens.

12. Jogo de Adivinhação com Sinais

Os alunos devem adivinhar a palavra ou frase que está sendo sinalizada por um colega. Essa atividade promove a interação e a prática da língua de sinais, alinhando-se à habilidade EF15LP12, que envolve a prática de diferentes formas de comunicação.

13. Atividade de Rimas em Libras

Os alunos podem criar rimas e apresentá-las em Libras, promovendo a musicalidade e a expressão artística. Essa atividade está alinhada à habilidade EF15LP13, que envolve a apreciação e a produção de diferentes manifestações artísticas.

14. Jogo de Tabuleiro com Sinais

Os alunos podem criar um jogo de tabuleiro onde cada casa representa um sinal em Libras. Ao cair na casa, devem sinalizar a palavra correspondente. Essa atividade promove a memorização e a prática dos sinais, alinhando-se à habilidade EF15LP14, que envolve a identificação de diferentes formas de comunicação.

15. Atividade de Interpretação de Sinais

Os alunos assistem a vídeos de pessoas se comunicando em Libras e devem interpretar os sinais, discutindo o que entenderam. Essa atividade estimula a compreensão e a interpretação, alinhando-se à habilidade EF15LP15, que aborda a prática de diferentes formas de comunicação.