15 Ideias de Atividades (BNCC) letramento Mais Educação

1. Leitura Compartilhada

A leitura compartilhada é uma atividade que promove a interação entre alunos e professores, permitindo que os estudantes desenvolvam habilidades de interpretação e análise de texto. Os alunos podem escolher um livro ou uma história em quadrinhos, e o professor pode guiar a leitura, fazendo perguntas e incentivando a discussão. Essa atividade está alinhada com a habilidade EF15LP01 da BNCC, que busca desenvolver a capacidade de leitura e compreensão de diferentes gêneros textuais.

2. Produção de Textos Coletivos

Outra atividade interessante é a produção de textos coletivos, onde os alunos colaboram para criar uma narrativa ou um poema. O professor pode iniciar com um tema e, em seguida, cada aluno contribui com uma frase ou ideia. Essa prática estimula a criatividade e o trabalho em equipe, além de atender à habilidade EF15LP02 da BNCC, que envolve a produção de textos de forma colaborativa.

3. Jogo de Palavras

Os jogos de palavras são uma forma lúdica de trabalhar o vocabulário e a ortografia. O professor pode criar um jogo de bingo com palavras ou um caça-palavras, onde os alunos devem encontrar termos relacionados a um tema específico. Essa atividade está relacionada à habilidade EF15LP03, que visa ampliar o repertório lexical dos estudantes.

4. Criação de Histórias em Quadrinhos

A criação de histórias em quadrinhos é uma atividade que permite aos alunos expressar suas ideias de forma visual e textual. Os alunos podem trabalhar em grupos para desenvolver personagens e enredos, utilizando balões de fala e ilustrações. Essa atividade se alinha à habilidade EF15LP04, que incentiva a produção de diferentes gêneros textuais.

5. Debates Temáticos

Os debates são uma excelente maneira de desenvolver a argumentação e o pensamento crítico. O professor pode escolher um tema relevante e dividir a turma em grupos para discutir diferentes pontos de vista. Essa atividade está alinhada com a habilidade EF15LP05, que busca desenvolver a capacidade de argumentação e o respeito à diversidade de opiniões.

6. Criação de Blogs ou Diários Virtuais

A criação de blogs ou diários virtuais permite que os alunos expressem suas opiniões e reflexões sobre temas variados. O professor pode orientar os alunos na escolha de um tema e na elaboração de postagens. Essa atividade se relaciona à habilidade EF15LP06, que envolve a produção de textos em diferentes plataformas digitais.

7. Análise de Mídias Sociais

A análise de postagens em mídias sociais é uma atividade que ajuda os alunos a desenvolverem habilidades críticas em relação ao conteúdo que consomem online. O professor pode selecionar postagens e discutir com os alunos a intenção do autor, o público-alvo e a linguagem utilizada. Essa atividade está alinhada com a habilidade EF15LP07, que busca desenvolver a análise crítica de diferentes tipos de textos.

8. Criação de Vídeos Educativos

A produção de vídeos educativos é uma atividade que estimula a criatividade e o trabalho em equipe. Os alunos podem escolher um tema e criar um roteiro, gravar e editar o vídeo. Essa prática se relaciona à habilidade EF15LP08, que envolve a produção de conteúdos multimídia.

9. Jogos de Raciocínio Lógico

Os jogos de raciocínio lógico, como quebra-cabeças e enigmas, são ótimas atividades para desenvolver o pensamento crítico e a resolução de problemas. O professor pode propor desafios que estimulem os alunos a pensar de forma lógica e estratégica. Essa atividade está alinhada com a habilidade EF15LP09, que busca desenvolver o raciocínio lógico e a criatividade.

10. Projetos de Leitura e Escrita

Por fim, a implementação de projetos de leitura e escrita, onde os alunos escolhem livros para ler e depois apresentam suas análises e resenhas, é uma excelente maneira de promover o letramento. O professor pode orientar os alunos na escolha dos livros e na elaboração das apresentações. Essa atividade se relaciona à habilidade EF15LP10, que visa promover a leitura crítica e a produção de textos reflexivos.