15 Ideias de Atividades (BNCC) letra B educação infantil

1. Brincadeira de Cores

As crianças podem explorar as cores através de uma atividade de pintura onde cada aluno escolhe uma cor e pinta um desenho. Essa atividade está alinhada com a habilidade BNCC EI03CG03, que propõe a exploração de diferentes materiais e técnicas de pintura.

2. Bichos de Papel

Utilizando papel reciclado, os alunos podem criar bichos de origami. Essa atividade estimula a coordenação motora e a criatividade, atendendo à habilidade BNCC EI03ET01, que envolve a criação de objetos a partir de diferentes materiais.

3. Brincadeira de Bolhas de Sabão

As crianças podem fazer bolhas de sabão e observar como elas se formam e estouram. Essa atividade é uma ótima oportunidade para discutir conceitos de física e ciências, alinhando-se à habilidade BNCC EI03CN01, que envolve a observação de fenômenos naturais.

4. Bingo das Letras

Um jogo de bingo onde as crianças devem identificar letras e palavras. Essa atividade promove o reconhecimento de letras e palavras, alinhando-se à habilidade BNCC EI03EF01, que propõe o reconhecimento de letras e seus sons.

5. Brincadeiras de Movimento

Organizar uma gincana com diferentes estações de atividades físicas, como correr, pular e dançar. Essa atividade está relacionada à habilidade BNCC EI03EF02, que incentiva a prática de atividades físicas e a expressão corporal.

6. Construindo Blocos

As crianças podem usar blocos de montar para criar estruturas. Essa atividade estimula o raciocínio lógico e a criatividade, alinhando-se à habilidade BNCC EI03MT01, que envolve a exploração de formas e tamanhos.

7. Brincadeira de Faz de Conta

As crianças podem participar de uma atividade de faz de conta, onde assumem diferentes papéis em uma história. Essa atividade está alinhada à habilidade BNCC EI03ER02, que propõe a dramatização de histórias e situações do cotidiano.

8. Bate-Papo sobre Animais

Promover uma roda de conversa onde as crianças compartilham informações sobre seus animais favoritos. Essa atividade estimula a comunicação e o respeito à diversidade, alinhando-se à habilidade BNCC EI03CN02, que envolve a exploração da biodiversidade.

9. Brincadeira de Esconde-Esconde

Uma clássica brincadeira de esconde-esconde que ajuda as crianças a desenvolverem habilidades sociais e de contagem. Essa atividade está relacionada à habilidade BNCC EI03EF03, que propõe a prática de jogos e brincadeiras tradicionais.

10. Bolo de Frutas

As crianças podem criar um “bolo” utilizando frutas de brinquedo ou recortes de papel. Essa atividade promove a alimentação saudável e a coordenação motora, alinhando-se à habilidade BNCC EI03CN03, que envolve a exploração de hábitos alimentares saudáveis.