15 Ideias de Atividades (BNCC) leitura e escrita 4º ano

1. Leitura Compartilhada de Histórias

Uma atividade que promove a leitura compartilhada de histórias clássicas e contemporâneas. Os alunos podem se revezar na leitura em voz alta, desenvolvendo a fluência e a entonação. Essa atividade está alinhada à habilidade EF15LP01, que envolve a leitura e interpretação de diferentes gêneros textuais.

2. Criação de Fanzines

Os alunos podem criar fanzines sobre temas de seu interesse, utilizando textos, ilustrações e colagens. Essa atividade estimula a produção textual e a criatividade, atendendo à habilidade EF15LP02, que trata da produção de textos em diferentes formatos.

3. Jogo de Palavras Cruzadas

Desenvolver um jogo de palavras cruzadas com vocabulário estudado em sala de aula. Essa atividade ajuda a fixar o conteúdo e a ampliar o repertório lexical dos alunos, alinhando-se à habilidade EF15LP03, que envolve a ampliação do vocabulário.

4. Debate sobre Livros Lidos

Organizar um debate onde os alunos discutem os livros que leram. Essa atividade estimula a argumentação e a escuta ativa, relacionada à habilidade EF15LP04, que envolve a análise crítica de textos.

5. Produção de Contos Coletivos

Os alunos podem criar um conto coletivo, onde cada um contribui com uma parte da história. Essa atividade promove a colaboração e a criatividade, alinhando-se à habilidade EF15LP05, que trata da produção de narrativas.

6. Análise de Poemas

Realizar uma análise de poemas, discutindo suas características e significados. Essa atividade desenvolve a interpretação e a apreciação literária, atendendo à habilidade EF15LP06, que envolve a leitura de poesias.

7. Criação de Blog Literário

Os alunos podem criar um blog onde compartilham resenhas de livros e reflexões sobre a leitura. Essa atividade estimula a escrita e a expressão pessoal, alinhando-se à habilidade EF15LP07, que trata da produção de textos digitais.

8. Dramatização de Contos

Os alunos podem dramatizar contos ou fábulas, explorando a oralidade e a expressão corporal. Essa atividade promove a interpretação e a criatividade, relacionada à habilidade EF15LP08, que envolve a produção de textos orais.

9. Criação de Cartazes Literários

Os alunos podem criar cartazes que apresentem informações sobre um autor ou uma obra literária. Essa atividade estimula a pesquisa e a síntese de informações, alinhando-se à habilidade EF15LP09, que envolve a pesquisa e a apresentação de textos.

10. Clube do Livro

Formar um clube do livro onde os alunos leem e discutem uma obra em comum. Essa atividade promove a leitura crítica e a socialização, atendendo à habilidade EF15LP10, que envolve a discussão e a análise de textos literários.