15 Ideias de Atividades (BNCC) leitura e escrita

1. Leitura Compartilhada

A leitura compartilhada é uma prática que envolve o professor e os alunos em um momento de leitura em conjunto. O docente lê um texto em voz alta, enquanto os alunos acompanham. Essa atividade estimula a compreensão e a interpretação de textos, além de promover o gosto pela leitura. Habilidade BNCC: EF15LP01.

2. Produção de Textos Coletiva

Nesta atividade, os alunos são convidados a criar um texto em grupo, onde cada um contribui com uma parte. Essa prática ajuda a desenvolver a escrita colaborativa e a organização de ideias. Habilidade BNCC: EF15LP02.

3. Jogo de Palavras

Utilizando um jogo de palavras, os alunos podem aprender novas vocabulários e melhorar a ortografia. O professor pode criar um bingo de palavras ou um jogo de forca, onde os alunos devem adivinhar as palavras corretas. Habilidade BNCC: EF15LP03.

4. Criação de Histórias em Quadrinhos

A criação de histórias em quadrinhos permite que os alunos expressem sua criatividade e desenvolvam habilidades narrativas. Os alunos podem trabalhar em duplas ou grupos para criar suas próprias histórias, utilizando diálogos e ilustrações. Habilidade BNCC: EF15LP04.

5. Debate sobre Textos Lidos

Após a leitura de um texto, os alunos podem participar de um debate, onde discutem suas opiniões e interpretações. Essa atividade estimula o pensamento crítico e a argumentação. Habilidade BNCC: EF15LP05.

6. Diário de Leitura

Os alunos podem manter um diário de leitura, onde registram suas impressões sobre os livros lidos. Essa atividade incentiva a reflexão e a análise crítica dos textos. Habilidade BNCC: EF15LP06.

7. Teatro de Fantoches

Os alunos podem criar um teatro de fantoches baseado em uma história lida. Essa atividade estimula a interpretação e a criatividade, além de promover a oralidade. Habilidade BNCC: EF15LP07.

8. Resumo de Textos

Os alunos podem praticar a habilidade de resumir textos, extraindo as principais ideias e informações. Essa atividade ajuda a desenvolver a síntese e a compreensão textual. Habilidade BNCC: EF15LP08.

9. Criação de Blog

Os alunos podem criar um blog onde publicam suas reflexões e resenhas sobre livros lidos. Essa atividade estimula a escrita e a interação com o público. Habilidade BNCC: EF15LP09.

10. Leitura Dramática

A leitura dramática envolve a interpretação de um texto em grupo, onde os alunos assumem diferentes personagens. Essa atividade promove a expressão oral e a compreensão do texto. Habilidade BNCC: EF15LP10.

11. Caça-Palavras Temático

Os alunos podem participar de uma caça-palavras com termos relacionados a um tema específico. Essa atividade ajuda a ampliar o vocabulário e a fixar conteúdos. Habilidade BNCC: EF15LP11.

12. Entrevista com Personagens

Os alunos podem realizar entrevistas com personagens de livros lidos, criando perguntas e respostas. Essa atividade estimula a criatividade e a compreensão do enredo. Habilidade BNCC: EF15LP12.

13. Análise de Propagandas

Os alunos podem analisar propagandas e discutir suas estratégias de persuasão. Essa atividade desenvolve o pensamento crítico e a interpretação de diferentes tipos de texto. Habilidade BNCC: EF15LP13.

14. Criação de Poemas

Os alunos podem criar poemas a partir de temas sugeridos pelo professor. Essa atividade estimula a criatividade e a expressão pessoal através da escrita. Habilidade BNCC: EF15LP14.

15. Clube do Livro

Os alunos podem participar de um clube do livro, onde discutem obras literárias em grupo. Essa atividade promove a leitura crítica e a troca de ideias. Habilidade BNCC: EF15LP15.