15 Ideias de Atividades (BNCC) leitura 2º ano

1. Leitura de Histórias em Quadrinhos

As histórias em quadrinhos são uma excelente ferramenta para desenvolver a leitura no 2º ano. Os alunos podem explorar diferentes narrativas e aprender a interpretar imagens e textos simultaneamente. A atividade pode incluir a criação de uma história em quadrinhos, onde os alunos devem desenhar e escrever diálogos, estimulando a criatividade e a compreensão textual. Habilidade BNCC: EF15LP01.

2. Jogo de Rimas

Propor um jogo de rimas é uma forma divertida de trabalhar a sonoridade das palavras. Os alunos podem formar grupos e criar rimas com palavras que já conhecem, apresentando-as para a turma. Essa atividade ajuda no desenvolvimento da consciência fonológica e na ampliação do vocabulário. Habilidade BNCC: EF15LP02.

3. Leitura Compartilhada

A leitura compartilhada é uma prática que envolve o professor lendo um texto em voz alta, enquanto os alunos acompanham. Após a leitura, o professor pode fazer perguntas sobre o texto, incentivando a interpretação e a discussão. Essa atividade é fundamental para desenvolver a compreensão leitora. Habilidade BNCC: EF15LP03.

4. Criação de um Livro Coletivo

Os alunos podem trabalhar em grupo para criar um livro coletivo, onde cada um contribui com uma página. Essa atividade estimula a escrita, a criatividade e a colaboração entre os alunos. Ao final, o livro pode ser lido em sala, promovendo a valorização do trabalho em equipe. Habilidade BNCC: EF15LP04.

5. Caça-Palavras Temático

Um caça-palavras com palavras relacionadas a um tema específico pode ser uma atividade lúdica e educativa. Os alunos devem encontrar as palavras e, em seguida, discutir seu significado e uso em frases. Essa atividade ajuda na fixação do vocabulário e na prática da leitura. Habilidade BNCC: EF15LP05.

6. Teatro de Fantoches

Os alunos podem criar fantoches e encenar uma história que leram. Essa atividade estimula a interpretação de texto e a expressão oral, além de promover a empatia ao vivenciar diferentes personagens. O teatro de fantoches também pode ser uma forma de trabalhar a oralidade e a escuta. Habilidade BNCC: EF15LP06.

7. Leitura de Poemas

A leitura de poemas é uma excelente maneira de trabalhar a musicalidade da língua. Os alunos podem escolher poemas que gostam e apresentá-los para a turma. Após a leitura, podem discutir o que sentiram e o que entenderam, desenvolvendo a interpretação e a sensibilidade literária. Habilidade BNCC: EF15LP07.

8. Produção de Cartazes

Os alunos podem produzir cartazes sobre um tema estudado, utilizando textos e imagens. Essa atividade estimula a pesquisa e a síntese de informações, além de promover a leitura e a escrita de forma criativa. Os cartazes podem ser expostos na sala de aula, valorizando o trabalho dos alunos. Habilidade BNCC: EF15LP08.

9. Leitura de Receitas

Trabalhar com receitas culinárias é uma forma prática de desenvolver a leitura. Os alunos podem escolher uma receita, ler e depois preparar o prato em sala de aula. Essa atividade promove a leitura funcional e a compreensão de textos instrucionais, além de ser uma experiência divertida. Habilidade BNCC: EF15LP09.

10. Jogo da Memória com Palavras

O jogo da memória pode ser adaptado para trabalhar com palavras e suas definições. Os alunos devem encontrar pares de palavras e seus significados, estimulando a memória e a leitura. Essa atividade é uma maneira lúdica de reforçar o vocabulário e a compreensão de palavras. Habilidade BNCC: EF15LP10.