15 Ideias de Atividades (BNCC) lateralidade educação infantil

1. Jogo da Lateralidade

Uma atividade simples e divertida que pode ser realizada em sala de aula. Os alunos devem se posicionar em um espaço amplo e, ao som de uma música, devem seguir as instruções do professor, que pode pedir para que eles toquem o pé direito, o pé esquerdo, a mão direita e a mão esquerda. Essa atividade ajuda a desenvolver a percepção de lateralidade e a coordenação motora. Habilidade BNCC: EF02EF01.

2. Circuito de Lateralidade

Crie um circuito com diferentes estações que envolvam atividades que estimulem a lateralidade, como pular com um pé só, andar em linha reta, e fazer zig-zag. Os alunos devem passar por cada estação, realizando as atividades propostas. Essa dinâmica promove o desenvolvimento motor e a consciência corporal. Habilidade BNCC: EF02EF02.

3. Dança das Cores

Utilize diferentes cores de papel ou tecido espalhados pelo chão. Ao tocar uma cor, os alunos devem realizar um movimento específico, como girar para a direita ou para a esquerda. Essa atividade estimula a lateralidade e a percepção visual. Habilidade BNCC: EF02EF03.

4. Jogo do Espelho

Os alunos se dividem em duplas e um deles deve fazer movimentos que o outro deve imitar, como levantar a mão direita ou esquerda. Essa atividade ajuda a desenvolver a lateralidade e a atenção. Habilidade BNCC: EF02EF04.

5. Atividades com Materiais Recicláveis

Utilize garrafas PET ou caixas para criar jogos que envolvam a lateralidade, como arremessar ou equilibrar os objetos. Os alunos podem trabalhar em grupos e competir entre si, promovendo a interação social e o desenvolvimento motor. Habilidade BNCC: EF02EF05.

6. Caminhada Lateral

Organize uma caminhada lateral em que os alunos devem se mover para a direita e para a esquerda, seguindo as instruções do professor. Essa atividade ajuda a desenvolver a consciência corporal e a lateralidade. Habilidade BNCC: EF02EF06.

7. Jogo da Memória Lateral

Crie um jogo da memória utilizando imagens que representem ações laterais, como “levantar a mão direita” ou “pular com o pé esquerdo”. Os alunos devem encontrar os pares e, ao fazer isso, realizar a ação correspondente. Habilidade BNCC: EF02EF07.

8. Pintura com as Mãos

Proporcione uma atividade de pintura onde os alunos devem usar apenas uma das mãos para criar suas obras. Essa atividade estimula a lateralidade e a criatividade. Habilidade BNCC: EF02EF08.

9. Corrida de Obstáculos

Monte um percurso com obstáculos que os alunos devem contornar, utilizando movimentos que estimulem a lateralidade, como passar por baixo ou por cima. Essa atividade promove a coordenação motora e a percepção espacial. Habilidade BNCC: EF02EF09.

10. Histórias em Movimento

Conte uma história que envolva ações laterais e peça para que os alunos representem essas ações. Por exemplo, “o personagem foi para a direita” e eles devem se mover nessa direção. Essa atividade estimula a imaginação e a lateralidade. Habilidade BNCC: EF02EF10.