15 Ideias de Atividades (BNCC) jogos matemáticos ensino fundamental

1. Jogo da Batalha Naval Matemática

O Jogo da Batalha Naval Matemática é uma atividade que combina estratégia e raciocínio lógico. Os alunos desenham um tabuleiro de 10×10 e posicionam suas “embarcações” (números ou operações matemáticas). O objetivo é adivinhar as posições dos adversários, realizando operações matemáticas para descobrir as coordenadas corretas. Essa atividade está alinhada à habilidade BNCC EF06MA01, que envolve a resolução de problemas matemáticos.

2. Bingo de Números

O Bingo de Números é uma maneira divertida de trabalhar com a identificação e a operação de números. Os alunos recebem cartelas com diferentes operações matemáticas e, à medida que o professor sorteia os resultados, eles devem marcar as operações correspondentes. Essa atividade pode ser utilizada para reforçar a habilidade BNCC EF05MA03, que trata da adição e subtração.

3. Caça ao Tesouro Matemático

Na Caça ao Tesouro Matemático, os alunos recebem pistas que envolvem problemas matemáticos para encontrar o “tesouro”. Cada pista leva a um novo local, onde eles devem resolver uma operação para avançar. Essa atividade estimula o raciocínio lógico e está alinhada à habilidade BNCC EF07MA02, que envolve a resolução de problemas em situações do cotidiano.

4. Jogo de Dados com Operações

Os alunos jogam dados e, com os números obtidos, devem criar operações matemáticas que resultem em um número alvo. Essa atividade promove a prática de adição, subtração, multiplicação e divisão, alinhando-se à habilidade BNCC EF04MA02, que envolve a construção de estratégias para resolver problemas.

5. Dominó Matemático

O Dominó Matemático é uma variação do jogo tradicional, onde cada peça contém uma operação e um resultado. Os alunos devem conectar as peças de forma que as operações sejam verdadeiras. Essa atividade ajuda a desenvolver o pensamento crítico e está alinhada à habilidade BNCC EF03MA05, que envolve a compreensão das operações matemáticas.

6. Jogo da Velha Matemático

O Jogo da Velha Matemático é uma adaptação do clássico jogo, onde os alunos devem resolver operações para marcar suas jogadas. Por exemplo, se a operação for 3 + 2, o aluno deve resolver para colocar seu símbolo. Essa atividade estimula a prática de operações e está alinhada à habilidade BNCC EF02MA04, que envolve a adição e subtração.

7. Quiz Matemático

O Quiz Matemático consiste em uma série de perguntas de múltipla escolha sobre operações matemáticas. Os alunos devem responder rapidamente, promovendo a agilidade no raciocínio. Essa atividade está alinhada à habilidade BNCC EF08MA03, que envolve a resolução de problemas e a interpretação de dados.

8. Jogo de Memória com Números

O Jogo de Memória com Números utiliza cartas que apresentam operações e resultados. Os alunos devem encontrar os pares correspondentes, estimulando a memória e a prática de operações. Essa atividade está alinhada à habilidade BNCC EF01MA02, que envolve a identificação de números e operações.

9. Corrida Matemática

A Corrida Matemática é uma atividade em que os alunos devem resolver problemas matemáticos para avançar em um tabuleiro. Cada resposta correta permite que eles avancem casas, promovendo a competição saudável e a prática de operações. Essa atividade está alinhada à habilidade BNCC EF09MA01, que envolve a resolução de problemas em diferentes contextos.

10. Jogo do 24

No Jogo do 24, os alunos recebem quatro números e devem combiná-los usando operações matemáticas para chegar ao número 24. Essa atividade estimula o pensamento crítico e a criatividade, alinhando-se à habilidade BNCC EF10MA02, que envolve a resolução de problemas e a aplicação de estratégias matemáticas.